Seguidores

quarta-feira, 8 de março de 2017

Tema de redação – UNIFENAS – 2010

Tema de redação – UNIFENAS – 2010


A escolha do Rio de Janeiro para sede da Olimpíada de 2016 dividiu e ainda divide opiniões não só no país, mas também no mundo inteiro. Afinal, foram superados concorrentes muito fortes. Mas o que se propõe aqui é o seguinte: isso é bom para o Brasil?
Como era esperado ( a exemplo do que ocorrera com a decisão da Fifa de aqui sediar a Copa do Mundo de 2014), digladiam-se (talvez seja uma palavra exagerada) a turma do “sim” e a turma do “não”. Na primeira alinham-se (sem esquecer a tietagem da dupla Lula-Pelé) aqueles para quem o Brasil ganhará alma nova, com perspectivas de ganho na educação, na cultura, na segurança,nos transportes, além do esporte propriamente dito. Alguns, vivendo intensamente o momento de euforia, com a autoestima elevada à estratosfera, já veem os jogos como passaporte para o ingresso do país no Primeiro Mundo.
Distante do oba-oba, a turma do “não” (ao que parece, a minoria) trata de jogar água na fogueira. Não seria o Rio a cidade menos tecnicamente preparada entre as quatro finalistas?
Políticos corruptos e empreiteiras já não estariam babando com a perspectiva de encherem os cofres com obras malfeitas e superfaturadas? Com esse evento esportivo teremos mais escolas, hospitais, moradias, transportes públicos e alimentos para os pobres? E o saneamento básico? E as demais carências (sobejamente conhecidas) do Rio e do Brasil?
E você? Coloca-se na turma do “sim” ou na turma do “não”?
Procure elaborar uma dissertação em que fique claro seu ponto de vista. Tente ser original, evitando uma argumentação comum e previsível. Não copie o texto de apoio nem empregue clichês. Use, no mínimo, quatro parágrafos e adote a terceira pessoa. Sua redação deve trazer, sob pena de ser anulada, a divisão tradicional : introdução (proposição da tese), desenvolvimento e conclusão. O título (obrigatório) deve ser breve e expressivo.

Leia também:


Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.














ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário