Seguidores

terça-feira, 4 de abril de 2017

Tema de redação – UNIFENAS – 2014

Tema de redação – UNIFENAS – 2014

Em seu primeiro compromisso internacional, o papa Francisco deixou o Vaticano e aportou no Brasil, onde, nos fins de julho e começo de agosto, presidiu a 3º Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Durante sua estada no país, Sua Santidade reinou absoluto no coração da maioria dos brasileiros, que ficou refém de sua simpatia e de seu carisma aqui confirmados de sobra. Ninguém, incluindo a mídia, economizou adjetivos: cativante, doce, gentil, sensível, afetuoso, bondoso, sábio, simples, humilde, humano, “fofo”, entre tantos outros. Para a revista Veja (edição de 31 de julho), Francisco “arrebatou os brasileiros com pronunciamentos a um só tempo leves e profundos”, numa espécie de “retórica da honestidade”. A mesma publicação (edição de 7 de agosto), ao reportar a viagem de volta do Sumo Pontífice a Roma, destaca a sua conversa, marcada por certa informalidade, com os jornalistas, e durante a qual não houve assunto proibido: do lobby gay ao aborto, passando pelo papel da mulher na Igreja.
]
Reflita sobre o que você leu ou ouviu a respeito da visita do papa Francisco ao Brasil, para, em seguida, elaborar um texto dissertativo/argumentativo que responda às seguintes indagações: A visita de Sua Santidade deixou algum legado aos católicos (ou às pessoas de modo geral)? Será capaz de mudar o comportamento da Igreja? Acena para alguma alteração na milenar doutrina católica?

Instruções: Deixe bem clara a divisão do texto em suas fases tradicionais: introdução (apresentação da tese), argumentação (desenvolvimento da tese) e conclusão. Adote a terceira pessoa e dê à redação um título breve e sugestivo.

Lembrete: Nessa redação você não deve expor fatos (já bastante divulgados e conhecidos de todos), mas mostrar seu ponto de vista sobre eles. Por isso, é importante partir de uma tese interessante, se possível original. Caso você não cumpra essa disposição, sua redação não será valorizada.


Leia também:

Tema de redação – UNIFENAS – 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário