Seguidores

domingo, 30 de abril de 2017

EXERCÍCIOS - PALAVRAS HOMÔNIMAS E PARÔNIMAS – PARTE 1

EXERCÍCIOS - PALAVRAS HOMÔNIMAS E PARÔNIMAS – PARTE 1

Complete com a forma adequada entre parênteses.

1 - "Nenhum culpado pode ser _________________ pelo tribunal da própria consciência". Juvenal – (absolvido – absorvido) 
2 - O funcionário fazia 2 horas extras por dia ______________ de conseguir a tão sonhada promoção. (afim – a fim)
3 – Luís Fabiano afirmou que usará toda a experiência ____________________ durante os anos em que jogou na Europa para manter um futebol de alto nível na seleção. (absolvida/absorvida)
4 - Os professores debatiam mudanças __________________ novas metodologias de ensino. (acerca de – há cerca de – a cerca de – cerca de)
5 - __________________ dez anos, surgiram novas tecnologias capazes de identificar mais rapidamente o câncer de mama. (acerca de – há cerca de – a cerca de – cerca de)
6 - Crise diplomática ou crise internacional é uma situação grave nas relações internacionais, muito mais importante do que um mero __________________ diplomático. (acidente – incidente)
7 – É preciso técnica para __________________ o fogo, manter a brasa acesa no ponto certo, transferir pedaços de carvão de um lado a outro. Folha de São Paulo, 28/07/2009 (acender – ascender)
8 - Ao narrar episódios da adolescência e vida adulta de Keith Hayward, o escritor Peter Straub mostra como surge e se desenvolve a natureza __________________ dos serial killers em "Um Lugar Especial". Folha de São Paulo, 10/06/2011 (imoral – amoral)
9 - É por vezes mais fácil formar um partido do que __________________, pouco a pouco, à chefia de um outro já formado. - Luc de Clapiers Vauvenargues (acender – ascender)
10 - Com o Novo Acordo Ortográfico, as paroxítonas com ditongos abertos tônicos éi e ói, como "idéia" e "paranóico", perdem o __________________ agudo. (acento – assento)
11 - As equipes de busca resgataram 51 corpos de um total de 228 de vítimas do ______________ do voo da Air France que caiu no Atlântico no dia 31 de maio. Folha de São Paulo, 26/06/2009 (acidente – incidente)
12 - As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos __________________ ao mau cheiro.  Provérbio chinês (acostumar - costumar)
13 - Em um ato na Avenida Paulista, ______________ cem mil manifestantes protestaram contra as mudanças na previdência. (acerca de – há cerca de – a cerca de – cerca de)
14 - Chico morava __________________ de 300 metros da praia de Copacabana. (acerca de – há cerca de – a cerca de – cerca de)
15 - O iPad, lançado em abril pela Apple, converteu-se no ______________ digital imprescindível do ano. Folha de São Paulo, 12/12/2010 (assessório – acessório)
16 - O trabalho _______________do subordinado foi fundamental para o sucesso da empreitada. (assessório – acessório)
17 - Pelo decreto assinado pelo presidente, os funcionários devem informar se mantêm "vínculo matrimonial, de companheirismo ou de parentesco consanguíneo ou ______________, em linha reta ou colateral até o terceiro grau" com outros funcionários. Folha de São Paulo, 20/08/2009 (afim – a fim)
18 - A avaliação do especialista é de que esses movimentos da política externa brasileira têm um único objetivo: conquistar apoio ao pleito do país por um __________________ permanente no Conselho de Segurança da ONU. Folha de São Paulo, 01/07/2009 (assento – acento)
19 - O índice estava acima da média para o horário, que é de 7,5%, apesar de o trânsito ______________ ser bastante inferior no mês de janeiro. Folha de São Paulo, 11/01/2011 (acostumar - costumar)
20 - A companhia já tinha o direito de multar os que fossem flagrados roubando energia elétrica e alega que as pessoas precisavam perceber que roubar eletricidade é ilegal e _____________ como qualquer outra forma de roubo. Folha de São Paulo, 13/07/2009 (imoral – amoral)

Prof. Maurício Fernandes
Leia também:

QUESTÕES COM QUADRINHOS - 10 TESTES COMENTADOS
Diferença entre Mal e Mau
Período Composto por Coordenação
Verbos terminados em “iar” – Regra do MARIO
Temas de Redação da Fuvest - 2009 - 2012
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS


Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário