Seguidores

terça-feira, 2 de maio de 2017

EXERCÍCIOS - PALAVRAS HOMÔNIMAS E PARÔNIMAS – PARTE 2

EXERCÍCIOS - PALAVRAS HOMÔNIMAS E PARÔNIMAS – PARTE 2

Complete com a forma adequada entre parênteses.

1 – Para sobremesa, a sugestão da casa é a porção de minichurros com __________________ de Nutella, doce de leite, framboesa e sorvete de creme. Folha de São Paulo, 30/06/2009 (cauda – calda)
2 – O presépio encena a __________________ do arcanjo Gabriel à Virgem Maria, a visita de Maria a sua prima Isabel, o nascimento de Jesus, sua apresentação no templo e sua perda nesse mesmo templo anos depois. Folha de São Paulo, 25/12/2011 (enunciação – anunciação)
3 – O __________________ é uma planta originária do Velho Mundo, sendo muito cultivada para jardinagem. (bucho – buxo)
4 – Um homem não pode fazer o certo numa __________________ da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível. Mahatma Gandhi (área – ária)
5 – Ao __________________ o valor das malhas em menos de 20 reais, a loja conseguiu obter um faturamento 100% superior ao mês de março. (apreçar – apressar)
6 – Ao __________________ o diretor da escola, os alunos deixaram claro todo o descontentamento com o novo regulamento do colégio. (assoar – assuar)
7 – __________________ o nariz várias vezes por dia pode causar pequenos ferimentos na mucosa nasal. (assoar – assuar)
8 – A contenção extrema dos atores favorece a fruição das falas, deslocadas do puro diálogo para uma __________________ mais objetiva, que vai logo ao ponto. Folha de São Paulo, 21/06/2012 (enunciação – anunciação)
9 – Certos pavões escondem de todos os olhos a sua __________________ - chamando a isso o seu orgulho. Friedrich Nietzsche (cauda – calda)
10 – A polícia de Los Angeles chegou a __________________ o carro de Murray em busca de provas -- mas insistiu que ele cooperou, e que não é considerado um suspeito. Folha de São Paulo, 27/06/2009 (aprender – apreender)
11 – Polícia brasileira procura suspeitos que queriam __________________ onças pintadas. (caçar – cassar)
12 – Ser um homem __________________ nunca sai de moda. Todas mulheres apreciam boas maneiras. (cavaleiro – cavalheiro)
13 – O governo conseguiu __________________ o trâmite do projeto, para votá-lo antes de dezembro, quando assumirão os novos parlamentares, eleitos em junho, e o governo perderá a maioria que detém atualmente no Congresso. Folha de São Paulo, 21/08/2009 (apreçar – apressar)
14 – O cavalo, como toda a gente sabe, é a parte mais importante do __________________. Jean Giraudoux (cavaleiro – cavalheiro)
15 – Perder tempo em __________________ coisas que não interessam priva-nos de descobrir coisas interessantes. Carlos Drummond de Andrade (aprender – apreender)
16 – Camarão e lula com macarrão de soja e ostras com __________________ de peixe estão entre os destaques do cardápio. Folha de São Paulo, 13/08/2009 (bucho – buxo)
17 – Detran abre processo para __________________ CNH de motorista que estiver alcoolizado. (caçar – cassar)
18 – Um dos destaques do programa é a __________________ "Caro Nome", que será apresentada acompanhada pelo pianista britânico Gary Matthewman. Folha de São Paulo, 14/09/2009 (área – ária)
19 – Riobaldo __________________ o cavalo e preparou-se para partir. (arreou – arriou)
20 – Miguilim __________________ as calças e decidiu urinar ali mesmo no mato. (arreou – arriou)

Confira aqui o gabarito:
CONTEÚDO RELACIONADO:
Prof. Maurício Fernandes
Museu Guimarães Rosa - Cordisburgo-MG. 2015.
Leia também:

QUESTÕES COM QUADRINHOS - 10 TESTES COMENTADOS
Diferença entre Mal e Mau
Período Composto por Coordenação
Verbos terminados em “iar” – Regra do MARIO
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

Solicite as apostilas do blog Veredas da Língua pelo e-mail mau_fernandes1@yahoo.com.br











PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário