Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2018

Tema de Redação – INSPER – 2008 – 2º Semestre

Tema de Redação – INSPER – 2008 – 2º Semestre


INSTRUÇÕES PARA A PROVA DE COMUNICAÇÃO ESCRITA

a. Assine a folha pautada para a redação no espaço indicado.
b. Não é necessário escrever um título para a redação, o título é dado juntamente com o tema da redação.
c. Fuga do tema implica em nota zero na redação.
d. A redação deve ser uma dissertação em prosa, com no máximo 30 linhas.
e. Redações com menos de 10 linhas serão desconsideradas.
f. A redação pode ser feita a lápis.
g. Anotações na folha identificada como “Rascunho da Redação” não serão consideradas.
h. Somente será considerado o que estiver escrito na folha pautada e com linhas numeradas para a redação.
i. Escreva sua redação com letra legível.
j. Não é permitido destacar qualquer folha deste caderno, nem mesmo a folha de rascunho da redação.
k. Se você precisar de algum esclarecimento solicite-o ao Monitor.

Considere o trecho abaixo.

Realmente, só pelo fato de ser consciente das causas que inspiram minhas ações, estas causas já são objetos transcendentes para minha consciência; elas estão fora. Em vão tentaria apreendê-las.
Escapo delas pela minha própria existência. Estou condenado a existir para sempre além da minha essência, além das causas e motivos dos meus atos. Estou condenado a ser livre. Isso quer dizer que nenhum limite para minha liberdade pode ser estabelecido, exceto a própria liberdade, ou, se você preferir; que nós não somos livres para deixar de ser livres.

Jean-Paul Sartre, O Ser e o Nada (1943)

Reflita sobre as ideias apresentadas no fragmento anterior e desenvolva uma dissertação em prosa sobre o tema Condenado a ser livre”.
Conforme indicado nas folhas de rascunho e de redação, utilize o próprio tema como título de sua dissertação.
Lembre-se que sua redação deve ter no mínimo 10 e no máximo 30 linhas.


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário