Seguidores

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

TEMA DE REDAÇÃO – PUC-RIO – 2007 - 2º Semestre

TEMA DE REDAÇÃO – PUC-RIO – 2007 - 2º Semestre


REDAÇÃO

Para refletir sobre o significado de felicidade nos nossos dias, selecionamos alguns pensamentos, depoimentos e até uma letra de música nos quais diferentes pessoas manifestam o entendimento delas sobre o que seja a felicidade. Leia-os com atenção e procure confrontar essas concepções com a sua.

Uma reflexão sobre a felicidade

Entrevista cedida por Danilo Dornas e adaptada da revista "Filosofia, Ciência e Vida" em 27/06/06.

Aristóteles (384-322 a. C.) define a felicidade como uma “certa atividade da alma realizada em conformidade com a virtude”. Para ele, a felicidade é sempre algo a ser buscado e o meio que se usa é a virtude que o próprio homem possui naturalmente.
Isto significa dizer que, para Aristóteles, a felicidade é uma satisfação das necessidades e das aspirações mundanas. Então, a felicidade é sempre uma ação, o vencer obstáculos para se alcançar algo. E para isto, se tem a árdua tarefa de decidir e correr riscos, pois não há garantias que ela seja plenamente alcançada. Mesmo assim, Aristóteles compreende que a vida deve ser marcada por atitudes que buscam ultrapassar barreiras, sempre em conformidade com a virtude de cada homem. Donde resulta o aspecto subjetivo, porque cada homem possui uma virtude distinta. (...)
Ao atingir a felicidade outras necessidades surgirão para o homem, então ele estará sempre numa constante busca pela felicidade. As necessidades é que fazem o homem sempre adequar uma virtude com sua respectiva ação.


Uma definição de felicidade - Stephen Kanitz

(...) O conceito de felicidade que uso em meu dia-a-dia é difícil de explicar num artigo curto. (...) A ideia é mais ou menos esta: todos nós temos desejos, ambições e desafios que podem ser definidos como o mundo que você quer abraçar. Ser rico, ser famoso, acabar com a miséria do mundo, casar-se com um príncipe encantado, jogar futebol, e assim por diante. Até aí, tudo bem. Imagine seus desejos como um balão inflável e que você está dentro dele. Você sempre poderá ser mais ou menos ambicioso inflando ou desinflando esse balão enorme que será seu mundo possível. É o mundo que você ainda não sabe dominar. Agora imagine um outro balão inflável dentro do seu mundo possível, e portanto bem menor, que representa a sua base. É o mundo que você já domina, que maneja de olhos fechados, graças aos seus conhecimentos, seu QI emocional e sua experiência.
Felicidade nessa analogia seria a distância entre esses dois balões - o balão que você pretende dominar e o que você domina. Se a distância entre os dois for excessiva, você ficará frustrado, ansioso, mal-humorado e estressado. Se a distância for mínima, você ficará tranquilo, calmo, mas logo entediado e sem espaço para crescer. Ser feliz é achar a distância certa entre o que se tem e o que se quer ter. (...)

Editora Abril, Revista Veja, edição 1910, ano 38, nº 25, 22/06/2005, p. 24

A Felicidade - (Antonio C. Jobim - Vinicius de Moraes)

Tristeza não tem fim
felicidade sim
A felicidade é como a pluma
que o vento vai levando pelo ar
voa tão leve
mas tem a vida breve
precisa que haja vento sem parar
a felicidade do pobre parece
a grande ilusão do carnaval
a gente trabalha
o ano inteiro
por um momento de sonho
pra fazer a fantasia
de rei ou de pirata ou jardineira
pra tudo se acabar na quarta-feira

A felicidade é como a gota
de orvalho numa pétala de flor
brilha tranquila
depois de leve oscila
e cai como uma lágrima de amor.
A minha felicidade está sonhando
nos olhos da minha namorada
é como esta noite
passando, passando
em busca da madrugada
falem baixo por favor
pra que ela acorde alegre como o dia
oferecendo beijos de amor.

Com base na reflexão feita, produza um artigo de opinião a ser publicado num jornal de circulação interna da Universidade, no qual você apresente sua concepção de felicidade de forma clara, coerente e bem fundamentada. Seu texto deve ter cerca de 20 linhas. Não se esqueça de dar um título adequado ao seu texto.
Recomenda-se que as ideias expostas nos trechos escolhidos sirvam apenas de auxílio à reflexão e não sejam copiadas. Serão valorizadas, portanto, a pertinência e a originalidade de suas ideias.


Leia também:

TEMA DE REDAÇÃO – PUC-RIO – 2007 – 1º Semestre


Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.














ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário