Seguidores

segunda-feira, 8 de maio de 2017

TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2016 – 1º Semestre

TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2016 – 1º Semestre

Texto 1 - As centrais telefônicas eram comuns até a gradual digitalização dos serviços de telefonia que ocorreu por volta da década de 1980. Essas centrais, encarregadas de completar a ligação, realizando chamadas interurbanas e internacionais, eram operadas, no Brasil, por uma empresa pública, a TELEBRÁS, e suas subsidiárias regionais como,
a TELESP, a TELERJ, a TELEMIG, etc.
Hoje, a profissão daqueles que trabalharam nessas centrais foi extinta. Apesar de ainda existir a profissão de telefonista, profissional que realiza o primeiro atendimento em uma empresa de grande ou médio porte, essa função também está em extinção, prestes a ser substituída pelas centrais digitais com gravações de secretárias eletrônicas.

<http://tinyurl.com/q3m3uj2> Acesso em: 20.09.2015. Adaptado.

Texto 2 - As profissões vão mudando ao longo do tempo para acompanhar o mercado de trabalho. As profissões se modernizam e os estudantes precisam acompanhar as mudanças quando ainda estão na faculdade. Os profissionais que já estão no mercado também precisam se atualizar. O Ministério do trabalho reconheceu catorze novas ocupações só este ano.
O mercado profissional se transforma sempre e, com o avanço da tecnologia, os trabalhadores precisam se atualizar. O técnico em telecomunicações, por exemplo, trabalhava com telefonia, rádio e televisão. Hoje, ele tem que entender também de TV digital, computador, fibra ótica e as possibilidades de especialização aumentaram.

<http://tinyurl.com/orz8xm6> Acesso em: 10.09.2015. Adaptado.

A partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo, explorando o seguinte tema: A importância do profissional se preparar para as novas demandas do mercado de trabalho.

Orientações

• Narração: explore adequadamente os elementos desse gênero: fato(s), personagem(s), tempo e lugar.
• Dissertação: selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.
Ao elaborar seu texto
• organize-o em parágrafos;
• não o redija em versos;
• empregue apenas a variedade culta da língua portuguesa;
• faça um rascunho antes de passar para a folha de redação;
• não copie os textos apresentados na coletânea e
• utilize apenas caneta de tinta azul ou preta para elaborar a versão definitiva.

PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!




Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário