Seguidores

terça-feira, 16 de maio de 2017

Fatec 2016 – 1º Semestre – Prova de Língua Portuguesa

Fatec – Prova de Língua Portuguesa - 1º Semestre – 2016

Leia o texto para responder às questões de números 50 e 51.

James Cleveland “Jesse” Owens nasceu em 1913, em Oakville, Alabama, nos Estados Unidos. Esse atleta negro tornou-se mundialmente conhecido ao ganhar quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim em 1936, desmentindo o discurso nazista da supremacia ariana.
Os nazistas aproveitaram tal evento esportivo para fazer propaganda do regime de Hitler. O forte incentivo aos atletas germânicos levou a Alemanha a ficar no topo do ranking de medalhas, com 33 ouros contra 24 dos Estados Unidos. Mas, apesar da vitória, o discurso nazista caiu por terra diante dos feitos de Owens, que liderou a equipe estadunidense no atletismo ao conquistar as medalhas de ouro nos 100 m, 200 m, revezamento 4 x 100 m e salto em distância.
Reza a lenda que Hitler se recusou a entregar as medalhas para Owens, o que não é verdade, segundo a diretora cultural do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ela explica que o ditador deixou de entregar apenas uma das quatro láureas ao atleta estadunidense. Nas demais, Hitler, inclusive, cumprimentou o atleta.
Em sua biografia, Owens afirma que o que o deixava mais magoado não eram as atitudes de Hitler, mas o fato de o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, não ter mandado nem um telegrama felicitando-o pelas conquistas na Olimpíada. De fato esse atleta não sofreu racismo somente na Alemanha. Em seu país ele também enfrentou problemas. Em um evento na Casa Branca, enquanto todos os seus companheiros entraram pela porta da frente, ele foi obrigado a entrar pelos fundos.
Em 2012, o atleta americano foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo, criado, no mesmo ano, como parte das celebrações pelo centenário da Federação Internacional de Atletismo.

<http://tinyurl.com/qgj7e4j> Acesso em: 15.09.2015. Adaptado.

Questão 50 - Quanto às informações presentes nesse texto, é correto afirmar que Jesse Owens sentia-se

(A) orgulhoso por conquistar cinco medalhas olímpicas e ter sido imortalizado no Hall da Fama do Atletismo em 2012.
(B) orgulhoso por ter sido recebido com pompas pelo governo alemão, em Berlim, após quebrar o recorde dos 100 m.
(C) entristecido por não ter recebido nenhum incentivo do governo nazista para se preparar para a Olimpíada de 1936.
(D) entristecido por não ter sido recebido pelo presidente dos Estados Unidos na Casa Branca, após vencer os alemães em 1936.
(E) entristecido pela indiferença do presidente dos Estados Unidos diante das conquistas que ele obteve nas Olimpíadas de Berlim.

Questão 51 - Considerando as informações presentes nesse texto, podemos afirmar que os Jogos Olímpicos de 1936

(A) marcaram o poderio estadunidense sobre os alemães em número de medalhas.
(B) serviram de instrumento de propaganda política do governo do apartheid nos EUA.
(C) foram utilizados pelo governo alemão como um instrumento de publicidade do regime nazista.
(D) enfatizaram o preconceito religioso sofrido pelo atleta negro Jesse Owens durante a Olimpíada.
(E) registraram o incidente diplomático gerado por Owens, que não cumprimentou Hitler ao receber as medalhas olímpicas.

Questão 52 - É boa a notícia para os fãs da natação, vôlei de praia, futebol, hipismo, ginástica rítmica e tiro com arco que buscam ingressos para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Entradas para catorze sessões esportivas dessas modalidades, que tinham se esgotado na primeira fase de sorteio de ingressos, estão à venda.

<http://tinyurl.com/qapfdjt> Acesso em: 12.09.2015. Adaptado.

A oração subordinada destacada nesse fragmento é

(A) adjetiva restritiva.          (B) adjetiva explicativa.      (C) substantiva subjetiva.
(D) substantiva apositiva.    (E) substantiva predicativa.

Questão 53 - Assinale a alternativa que apresenta o correto emprego da crase.

(A) Alguns atletas olímpicos irão à São Paulo fazer exames médicos periódicos.
(B) À um ano dos Jogos Olímpicos do Rio, é impossível adquirir alguns ingressos.
(C) Nossos atletas, à partir dessa semana, serão submetidos a novos treinamentos.
(D) Nenhum atleta dessa delegação pode comer o que deseja o tempo todo, à vontade.
(E) A homenagem à João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, resgata a nossa história olímpica.

Questão 54 - Leia o fragmento da obra “Senhora”, de José de Alencar.

Quando Seixas achava-se ainda sob o império desta nova contrariedade, apareceu na sala a Aurélia Camargo, que chegara naquele instante. Sua entrada foi como sempre um deslumbramento; todos os olhos voltaram-se para ela; pela numerosa e brilhante sociedade ali reunida passou o frêmito das fortes sensações. Parecia que o baile se ajoelhava para recebê-la com o fervor da adoração. Seixas afastou-se. Essa mulher humilhava-o. Desde a noite de sua chegada que sofrera a desagradável impressão.
Refugiava-se na indiferença, esforçava-se por combater com o desdém a funesta influência, mas não o conseguia. A presença de Aurélia, sua esplêndida beleza, era uma obsessão que o oprimia. Quando, como agora, a tirava da vista fugindo-lhe, não podia arrancá-la da lembrança, nem escapar à admiração que ela causava e que o perseguia nos elogios proferidos a cada passo em torno de si. No Cassino, Seixas tivera um reduto onde abrigar-se dessa cruel fascinação.

<http://tinyurl.com/ou5m65d> Acesso em: 17.09.2015. Adaptado.

É correto afirmar que essa obra pertence ao

(A) Romantismo, pois ela critica os valores burgueses, exalta a natureza e a vida simples do campo, denunciando a corrupção e a hipocrisia na sociedade fluminense do século XX.
(B) Romantismo, pois ela enaltece a fragilidade da mulher e exprime de forma contida os sentimentos das personagens, situando-as no contexto da sociedade paulista do século XX.
(C) Romantismo, pois ela exalta a figura feminina, expõe, de maneira exacerbada, os sentimentos das personagens, tendo como pano de fundo os costumes da sociedade fluminense do século XIX.
(D) Modernismo, pois ela idealiza a mulher e a juventude e trata da infelicidade dos amores não correspondidos, inserindo as personagens na sociedade fluminense do século XX.
(E) Modernismo, pois ela se opõe ao exagero na expressão dos sentimentos e ao papel de submissão destinado às mulheres, retratando o cotidiano da sociedade paulista do século XX.

GABARITO
50 - E 51 - C 52 - A 53 - D 54 - C


Conheça as apostilas de literatura do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.














ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário