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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Prova de Língua Portuguesa – Mackenzie – 2014 – 1º Semestre

Universidade Mackenzie – Vestibular 2014 - 1º Semestre – Prova de Língua Portuguesa


Texto para as questões de 01 a 05

Distantes geograficamente, é natural que o português do Brasil e o de Portugal apresentassem, desde o Período Colonial, traços linguísticos que os particularizassem e diferenciassem. Não é simples, porém, determinar em que momento isso passou a ocorrer mais fortemente.
Os primeiros colonos que para cá vieram (século XVI, principalmente) passaram quase sempre por um processo de “indianização”, dada a precariedade da estrutura colonial do período.
A partir, contudo, do final do século XVI ou início do século XVII, nas áreas centrais da Colônia (Bahia e Pernambuco), houve núcleos de colonização que não se indianizaram, ao menos não intensamente.
Esses novos colonos sentiam-se como “exilados”, e não como brasileiros. Procuravam manter a cultura europeia, evitando as influências tropicais. Linguisticamente, essa postura parece ter desenvolvido uma norma conservadora, que manteria o falar brasileiro relativamente infenso às inovações que se processaram em Portugal.

Adaptado de Paulo Bearzoti Filho, em Formação linguística do Brasil

Questão nº 01 - Assinale a alternativa correta.

a) O texto em sua totalidade é uma narração porque apresenta passagens de um estado a outro em uma série de acontecimentos encadeados.
b) Caracteriza-se o texto como um exemplar do tipo descritivo, pois há processos de enumeração e expansão de determinados objetos.
c) O texto é de natureza explicativa, pois há sequências que procuram elucidar para o leitor aspectos a respeito de nossa história.
d) A forma dialogada do texto, em que se alterna a voz narrativa principal, é o que o distingue de um texto jornalístico.
e) Há evidentes marcas de oralidade no texto, o que permite que se afirme que se está diante de uma transcrição de um texto oral, como uma palestra.

Questão nº 02 - Pela leitura do texto, pode-se afirmar que

a) o português brasileiro apresenta aspectos linguísticos mais conservadores do que o português de Portugal.
b) elementos que diferenciam o português de Portugal e o português do Brasil podem ser explicados apenas por fatores geográficos.
c) a mudança linguística é algo imprevisível e dificilmente pode ser explicada por meio de observações analíticas.
d) os colonos que vieram para o Brasil no século XVI já encontraram uma sólida estrutura social e habitacional, em pleno desenvolvimento.
e) a influência indígena foi maciça nos séculos XVI e XVII, por isso foi impossível aos colonos a manutenção de hábitos europeus.

Questão nº 03 - Considere as seguintes afirmações:

I. indianização (linha 08) refere-se ao processo de escravização e morte de indígenas no período colonial brasileiro.
II. O verbo “haver” (linha 10) também pode ser flexionado no plural no trecho em que está empregado.
III. infenso (linha 16) pode ser corretamente substituído por “contrário”, sem prejuízo do sentido original do texto.

Assinale a alternativa correta.

a) Está correta apenas a alternativa I.       b) Está correta apenas a alternativa II.
c) Está correta apenas a alternativa III.    d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Nenhuma das alternativas está correta.

Questão nº 04 - Assinale a alternativa INCORRETA.

a) A partícula os (linha 03) refere-se anaforicamente às duas variantes da língua portuguesa: o português europeu e o português brasileiro.
b) A expressão para cá (linha 06) indica localização espacial determinada a partir do ponto de localização de quem escreveu o texto.
c) contudo (linha 09) apresenta valor explicativo e introduz informações que ratificam o que foi afirmado no período anterior.
d) Os parênteses na linha 10 apresentam a função de intercalar informações mais específicas sobre palavra empregada anteriormente.
e) O trecho ao menos não intensamente (linha 11) tem a função de nuançar afirmação feita anteriormente no mesmo período.

Questão nº 05 - Assinale a alternativa que apresenta a melhor paráfrase para o seguinte trecho do texto:

Distantes geograficamente, é natural que o português do Brasil e o de Portugal apresentassem, desde o Período Colonial, traços linguísticos que os particularizassem e diferenciassem. Não é simples, porém, determinar em que momento isso passou a ocorrer mais fortemente.

a) Porque não é simples determinar o período em que Portugal e Brasil ficaram distantes geograficamente, passa a ser natural que as línguas dos países se particularizassem e diferenciassem.
b) Por ser natural que o Período Colonial no Brasil e em Portugal se diferenciasse e se particularizasse, os traços linguísticos do português passaram a ser determinados mais fortemente.
c) Ainda que seja complexo determinar características linguísticas específicas do português europeu e do português brasileiro, diferenciando-os e os particularizando, pode-se pensar na naturalidade na distância geográfica.
d) É compreensível, pela distância geográfica entre Brasil e Portugal, que desde o período colonial, aspectos linguísticos específicos diferenciassem o português brasileiro do europeu. Determinar, contudo, quando essa diferenciação passou a ser mais intensa é algo complexo.
e) Desde o período colonial traços linguísticos diferenciam e especificam o português do Brasil e o português de Portugal por causa da distância geográfica, desse modo determinar o momento da ocorrência mais forte da diferenciação é natural.


Textos para as questões de 06 a 09

Texto I - Capítulo III

O zunzum chegava ao seu apogeu. A fábrica de massas italianas, ali mesmo da vizinhança, começou a trabalhar, engrossando o barulho com o seu arfar monótono de máquina a vapor. As corridas até à venda reproduziam-se, transformando-se num verminar constante de formigueiro assanhado. Agora, no lugar das bicas apinhavam-se latas de todos os feitios, sobressaindo as de querosene com um braço de madeira em cima; sentia-se o trapejar da água caindo na folha. Algumas lavadeiras enchiam já as suas tinas; outras estendiam nos coradouros a roupa que ficara de molho. Principiava o trabalho. Rompiam das gargantas os fados portugueses e as modinhas brasileiras. Um carroção de lixo entrou com grande barulho de rodas na pedra, seguido de uma algazarra medonha algaraviada pelo carroceiro contra o burro.

Aluísio Azevedo, O Cortiço, 1890

Texto II
Zaga Brandão, 1992

Questão nº 06 - Sobre o Naturalismo, movimento ao qual é vinculado o autor brasileiro Aluísio Azevedo, é INCORRETO afirmar que

a) o ser humano está condicionado à sua hereditariedade.
b) a violência, a miséria, a exploração social estão entre seus principais temas.
c) os sentimentos pessoais dos autores e as canções populares eram utilizadas como inspiração temática.
d) as descrições detalhadas de pessoas e ambientes e a linguagem coloquial são uma constante.
e) o ser humano está condicionado ao meio social em que vive.

Questão nº 07 - A partir do fragmento de O Cortiço, de Aluísio Azevedo, é correto afirmar que

a) o autor tenta provar como o meio, a raça e as situações sociais determinam a conduta do homem e o levam à condição plena de cidadão.
b) a existência humana é abordada de forma materialista e o homem é encarado como um produto biológico.
c) as personagens são dotadas de livre-arbítrio que as auxiliam a enfrentar as situações externas a elas.
d) a obra é composta sob a influência das ideias da Revolução Constitucionalista.
e) ao ser composta por um ambiente ficcional degradado, a obra perde seu prestígio literário.

Questão nº 08 - Considere as seguintes afirmações sobre os textos:

I. O texto literário e a fotografia jornalística, que retrata a mendicância na cidade de São Paulo, pretendem fazer uma descrição objetiva da realidade cotidiana.
II. O texto literário e a fotografia jornalística, que tem em primeiro plano o corpo de um mendigo dormindo na rua, tratam de uma parcela do ser humano de forma zoomorfizada.
III. O texto literário e a fotografia jornalística, que concede destaque a um homem desprovido de moradia, retratam o choque social de modo descomprometido.
Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas as alternativas I e II.
b) Estão corretas as alternativas I e III.
c) Estão corretas as alternativas II e III.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Nenhuma das alternativas está correta.

Questão nº 09 - Ao descrever o ambiente, Aluísio Azevedo

a) contextualiza historicamente o leitor no reformulado e asseado cenário arquitetônico carioca do final do século XIX.
b) utiliza características do editorial jornalístico para dar credibilidade à sua narrativa.
c) aproxima-se de uma estética clássica, formada essencialmente por uma descrição de paisagens bucólicas nacionais.
d) antecipa a subjetividade que será elemento característico das composições parnasianas.
e) aproxima o leitor do ambiente sem privacidade em que se miscigenam uma galeria de tipos sociais.

Texto para as questões 10 e 11

o assassino era o escriba

Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito
inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida, regular
como um paradigma da 1ª conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele
não tinha dúvidas: sempre achava um jeito assindético de
nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva, o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.

Paulo Leminski, Caprichos e Relaxos, 1983

Questão nº 10 - Sobre o texto de Paulo Leminski todas as alternativas estão corretas, EXCETO

a) a terminologia sintática e morfológica, que em um primeiro momento é motivo de estranhamento, concede o efeito de humor ao poema.
b) o eu-lírico demonstra por meio da composição de texto pessoal e confessional o seu desconhecimento gramatical.
c) nos primeiros sete versos o eu-lírico apresenta seu professor, que, por meio de suas ações e funções, é caracterizado como um torturador.
d) entre os versos 8 e 16 o leitor toma consciência de todos os fracassos que compuseram a vida do professor.
e) o texto é estruturado em forma de narrativa policial, mas em função de sua organização gráfica, métrica e rítmica é considerado um poema.

Questão nº 11 - Pelos versos, percebe-se que a poesia de Leminski

a) mantém relação com a geometrização das formas e volumes cubista.
b) tem como base os dilemas financeiros do ser humano.
c) valoriza a concisão e é transgressora.
d) é composta por uma observação rigorosa do mundo material.
e) é composta por personagens positivamente idealizados.



GABARITO:
01 - C 02 - A 03 - C 04 - C 05 - D 06 - C 07 - B 08 - A 09 - E 10 - B 11 - C


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