Seguidores

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

QUESTÕES COM QUADRINHOS - 3 TESTES COMENTADOS

QUESTÕES COM QUADRINHOS -
3 TESTES COMENTADOS

01. (UFPR-2011) Ao fazer um comentário sobre a interpretação das tiras divulgadas em sua página da Internet, Laerte afirma no Blog “Manual do Minotauro”:

“Tiras, assim como esfihas, podem ser abertas ou fechadas. Segundo o Umberto Eco, que estabeleceu este modelo, tão mais abertas serão quanto mais possibilidades de leitura oferecerem, e tão mais fechadas quanto mais estrito for o campo de interpretação. Na minha produção, tem de tudo, com vários índices de abertura. Nestas, de ‘Almanaque’, em especial, tive uma intenção mais ou menos clara, que alcança seu êxito (na leitura) conforme os códigos de quem lê são parecidos com os meus, que as fiz.” (Postado em 10.08.2010.)

Veja uma das tiras publicadas em “Almanaque”:
 (http://verbeat.org/blogs/manualdominotauro. Postado em 31 jul 2010.


Para a interpretação dessa tira, considere que os códigos a que o autor se refere sejam os conhecimentos necessários à interpretação da tira e indique quais, entre os pressupostos abaixo, são mobilizados para o sucesso na leitura.

1. Para a interpretação de tiras, é importante conhecer a distinção entre obra aberta e obra fechada formulada por Umberto Eco.
2. As geladeiras são equipamentos fundamentais para a conservação de produtos que se deterioram se não forem armazenados em temperaturas baixas.
3. Numa sociedade consumista, é comum a aquisição de bens desnecessários.
4. A Terra corre o risco permanente de ser alvo de ataques de armas nucleares.
5. O aquecimento global pode resultar no derretimento das geleiras da Antártida.
Assinale a alternativa correta.

a) Somente o item 2 é verdadeiro.
b) Somente os itens 3, 4 e 5 são verdadeiros.
c) Somente os itens 2, 3 e 5 são verdadeiros.
d) Somente os itens 1 e 4 são verdadeiros.
e) Somente os itens 1, 2, 3 e 5 são verdadeiros.


02. (UFPR-2009) Leia a tirinha abaixo.


A tirinha acima foi adequadamente interpretada na(s) afirmativa(s):
1. A figura do centauro no último quadrinho mostra que a expressão “juntar dois animais num só” pode ser percebida de diferentes maneiras.
2. O efeito pretendido pelo autor da tirinha está relacionado ao contraponto entre o discurso científico e o discurso poético-ficcional.
3. A fala do centauro no último quadrinho reflete a satisfação com os avanços da engenharia genética.
4. O rato compartilha da opinião do centauro sobre as pesquisas genéticas.
Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.


03. (UERN-2011) A coeerência é responsável pela continuidade dos sentidos no texto, não se apresentando, portanto, como um simples traço dos textos, mas como o resultado de uma complexa rede de fatores de ordem linguística, cognitiva e interacional. A justaposição de eventos em um texto pode criar relações de coerência. A partir da leitura da charge e, considerando a charge dividida em dois quadrinhos, é possível afirmar que a coerência entre esses se constituiu, pois:

 (Benett. Disponível em: http://www.charge-o-matic.blogger.com.br/ 2008_01_01_archive.html)

a) Há entre o segundo e o primeiro quadrinho uma relação de sentido de oposição que une o discurso explicitado em um e a contradição que se apresenta no outro.
b) O discurso no segundo quadrinho funciona como uma explicação para o que se diz no primeiro, uma espécie de causa para a constatação que no primeiro se apresenta.
c) O discurso no segundo quadrinho se apresenta como uma concessão em relação ao que se explicita no primeiro e um conectivo próprio dessa relação de sentido poderia unir as duas afirmativas.
d) O segundo quadrinho é contraditório e não há entre ele e o primeiro qualquer relação de sentido que produza uma sequência textual compreensível.
e) O discurso no segundo quadrinho se apresenta como uma comparação em relação ao que se explicita no primeiro, uma vez que há o uso de um conectivo próprio dessa relação de sentido.

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

VEJA MAIS QUESTÕES COM QUADRINHOS:

FIGURAS DE LINGUAGEM – 12 QUESTÕES COM QUADRINHOS

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO


GABARITO COMENTADO

01 – RESPOSTA: C
Comentário: O item 1 é falso, pois não há qualquer necessidade de nomenclaturas para se entender uma tira.
O item 2 parte do conhecido pressuposto de que as geladeiras são essenciais para a conservação de produtos, conforme explorado pela tira; é, portanto, verdadeiro.
O item 3 é verdadeiro, pois uma das características da sociedade pós-moderna é o consumo de bens desnecessários, o que é ironizado pela tirinha.
Embora o item 4 contenha uma proposição possível, não é um conhecimento indispensável para a interpretação da tirinha; é, portanto, falso.
O item 5 é verdadeiro, pois uma das consequências do aquecimento global é o derretimento de geleiras, conforme demonstrado na tirinha.

02 – RESPOSTA: D
Comentário: A proposição 1 é verdadeira, pois há uma contraposição entre a imagem de dois seres em um só caracterizada pelo centauro e aquela concebida pela ciência.
A proposição 2 é verdadeira, uma vez que o autor usa a linguagem científica em oposição à imagem mitológica do centauro.
A proposição 3 é falsa, pois o centauro deixa implícito que preferiria uma linguagem mais poética para definir a junção de dois seres.
A proposição 4 é falsa, dado que o rato utiliza uma linguagem científica para tratar das pesquisas genéticas; além disso, a tirinha não permite fazer inferências sobre questões opinativas do rato.

03 – RESPOSTA: B
Comentário: Os quadrinhos apresentam uma relação de causa-consequência. Não haverá mais desmatamento na floresta simplesmente pelo motivo de que não haverá mais floresta a ser desmatada.

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Leia também:

Verbos terminados em “IAR” – Regra do MARIO
Diferença entre “mas” e “mais”
Regência verbal II
Processos de Formação de Palavras I - Derivação
Orações Subordinadas Adverbiais Reduzidas
Orações Subordinadas Substantivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário