Seguidores

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Fatec 2009 – 1º Semestre – Prova de Língua Portuguesa

Fatec 2009 – 1º Semestre – Prova de Língua Portuguesa

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QU ESTÕES DE NÚMEROS 43 A 48.

            A forma mais difundida de paquera entre os sauditas são os cafés que oferecem acesso à internet. São poucos, mas estão se tornando uma ferramenta de aproximação entre os jovens. E estão se mostrando eficientes. Com base em sua interpretação do Corão, o governo da Arábia Saudita restringiu alguns hábitos considerados “ocidentalizados” da população, principalmente dos mais jovens. Teatros, cinemas e boates foram proibidos de funcionar tanto na capital Riad quanto nas cidades pequenas do país. Na esteira do fechamento dessas casas, perde-se uma forma centenária de encontrar um namorado ou mesmo de conhecer outras pessoas. A alternativa para quem não costuma usar os sites de namoro é escrever nome e telefone em pedaços de papel e deixá-los nos vidros dos carros para achar, com a ajuda do destino, um candidato a cara-metade e marcar um encontro.

(Sauditas aprendem a namorar pela net, in: Galileu nº 131)

Questão 43 - Assinale a alternativa que apresenta interpretação pertinente ao texto.

(A) Os jovens deixaram de se casar pelas novas exigências do comportamento ocidental no país.
(B) A comunicação entre os jovens sauditas diminuiu de forma drástica com a chegada dos costumes ocidentais.
(C) O governo da Arábia Saudita impôs novas leis do Corão aos jovens de seu país.
(D) Graças ao acesso à internet, os jovens deixaram de visitar boates, cinemas e teatros.
(E) A forma de paquera entre os jovens sauditas teve de se adequar ao novo panorama sociopolítico.

Questão 44 - Considerando o trecho – São poucos, mas estão se tornando uma ferramenta de aproximação entre os jovens. –, assinale a alternativa que explica adequadamente o emprego da palavra mas.

(A) Estabelece a relação de contraste entre as duas afirmações apresentadas.
(B) Introduz uma negação para o fato afirmado na primeira oração.
(C) Tem a função de levar o leitor a concluir algo a respeito da oração anterior.
(D) Sinaliza a adição de mais uma informação de mesmo sentido que a anterior.
(E) Expressa circunstância de modo na segunda informação apresentada.

Questão 45 - Assinale a alternativa em que está explicitada a referência do termo eficientes, destacado na sentença – E estão se mostrando eficientes.

(A) Ferramenta de aproximação entre Jovens sauditas.
(B) Teatros, cinemas e boates, que foram fechados.
(C) Cafés que oferecem acesso à internet.
(D) Hábitos considerados ocidentalizados.
(E) Cidades pequenas do país.

Questão 46 - No trecho - Com base em sua interpretação do Corão (...) – o termo destacado refere-se a

(A) Corão.                                             (B) governo da Arábia Saudita.
(C) forma mais difundida de paquera.  (D) capital Riad.                  (E) população mais jovem.

Questão 47 - Observe que o verbo da oração em destaque está na voz passiva. Assinale a alternativa cuja expressão verbal destacada se encontra na voz passiva.

(A) A forma mais difundida de paquera entre os sauditas são os cafés ...
(B) ... o governo da Arábia Saudita restringiu alguns hábitos considerados “ocidentalizados” da população...
(C) Na esteira do fechamento dessas casas, perde-se uma forma centenária de encontrar um namorado...
(D) A alternativa para quem não costuma usar os sites de namoro é escrever nome e telefone...
(E) ...deixá-los nos vidros dos carros para achar, com a ajuda do destino, um candidato a cara-metade...

Questão 48 - Leia o fragmento de texto a seguir, escrito por Mário de Andrade.

            No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma.

Trata-se de obra importante para a literatura brasileira e pertence à primeira geração de modernistas. Assinale a alternativa que apresenta outro importante autor dessa primeira geração modernista e também uma obra de sua autoria.

(A) Euclides da Cunha, com Os Sertões.
(B) Augusto dos Anjos, com Psicologia de um vencido.
(C) Lima Barreto, com Triste fim de Policarpo Quaresma.
(D) Manuel Bandeira, Libertinagem.
(E) Machado de Assis, com Dom Casmurro.

GABARITO:
43 - E   44 - A   45 - C   46 - B   47 - C   48 - D




Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.














ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO



Leia também:

Fatec 2017 – 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário