Seguidores

segunda-feira, 2 de maio de 2016

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO – 9

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO - 9

Atestar - Aventar - Contemplar - Convergir - Destituir - Digladiar - Enfatizar - Enveredar - Erradicar - Explicitar - Legitimar - Perfazer - Ponderar - Prevalecer - Propagar - Respaldar - Subsidiar - Vicejar - Vislumbrar


Alijar
Jogar fora da embarcação; aliviar (a carga); arremessar, expulsar, eliminar; desvencilhar-se, desembaraçar-se.
Atestar
Certificar, testemunhar a verdade de uma coisa; Fig. Servir de prova, de testemunho
Aventar
Ventilar; agitar ou mover no ar; sugerir, expor, proferir. Fig. Pressentir, suspeitar, adivinhar.
Contemplar
Olhar fixamente; olhar com muita admiração; observar com muita atenção e cuidado.
Convergir
Fazer com que algo seja guiado para uma mesma direção; dirigir-se ; que tende a seguir o mesmo propósito.
Digladiar
Lutar, corpo a corpo, utilizando espadas. Fig. entrar em combate; confrontar, argumentar ou debater fervorosamente.
Destituir
Demitir; privar alguém de autoridade, cargo, ofício, colocação ou emprego. Desapossar; retirar a posse de.
Enfatizar
Ressaltar, destacar, dar ênfase.
Enveredar
Seguir por vereda. Tomar rumo, seguir certo caminho; encaminhar-se.
Erradicar
Retirar pela raiz; arrancar todo o conteúdo de; extinguir; fazer com que algo seja destruído.
Explicitar
 Retirar a ambiguidade, o duplo sentido, de; fazer com que se torne explícito, claro.
Legitimar
Fazer reconhecer por autêntico um poder, um título, etc. Justificar. Conferir legitimidade.
Perfazer
Completar o número ou o montante de algo; Concluir, cumprir ou terminar de realizar alguma coisa; desenvolver, executar ou elaborar algo.
Ponderar
Meditar; pensar excessivamente acerca de; Avaliar; analisar e examinar detalhada e minuciosamente; Mencionar; argumentar a favor de.
Prevalecer
Ter predominância sobre algo; predominar; Seguir existindo; persistir; Tirar vantagem ou proveito de; aproveitar-se de.
Propagar
Alastrar(-se); disseminar, esparramar(se), espalhar(se); Divulgar(-se), transformar(-se) em algo público e notório.
Respaldar
Providenciar respaldo ou auxílio a; corroborar;
Subsidiar
Dar subsídio a; ajudar, auxiliar; fornecer, patrocinar; contribuir com subsídio para.
Vicejar
Ter viço; estar viçoso; viçar; prosperar, ostentar-se exuberantemente. Florir.
Vislumbrar
Surgir aos poucos; começar a aparecer; despontar. Entender, após uma análise exaustiva, algo com clareza;
www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Complete com uma das palavras do quadro acima (eventuais flexões podem ser necessárias).

1. Grupos de defesa dos direitos humanos convocaram a população a se manifestar contra a gestão da presidente filipina, que não conseguiu cumprir suas metas de __________________ a pobreza e, por outro lado, esteve envolvida em escândalos de corrupção.
2. Críticos dizem que o governo britânico permitiu que as autoridades da Escócia, que tem poderes autônomos para tomar essa decisão, assumissem a culpa pela libertação, sem que Londres precisasse __________________ sua posição.
3. A classificação para a final do campeonato continental e para o Mundial da Turquia fez a equipe de basquete do Brasil  __________________ novos objetivos e sonhar mais alto.
4. Quatro livros lançados recentemente por historiadores brasileiros e americanos mostram como a economia escravista estava assentada na interseção de interesses de senhores do café tupiniquins, do Estado brasileiro e da elite sulista norte-americana (que chegou a __________________ uma transferência maciça para os trópicos). 
5. A moral consiste em fazer __________________ os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas. (August Comte)
6. O delegado da Polícia Federal Daniel Lorenz confirmou ontem, em audiência na Câmara, que o libanês K., que ficou preso em São Paulo acusado de __________________ ideais racistas na internet, tem ligações com a organização terrorista Al Qaeda.
7. O Senado busca uma saída jurídica para __________________ a elevação secreta do valor da verba indenizatória dos 81 senadores, informa o blog do Josias.
8. Há que se __________________, no entanto, que o acesso ao 3D ainda é limitado, principalmente no Brasil. Sai prejudicado o espectador que não puder assistir ao desenho nesse formato? "Acho que não perde muito. É a mesma história, os mesmos personagens e diálogos. O que o público perde é a sensação de imersão, de estar num passeio de montanha-russa."
9. Os economistas favoráveis ao modelo argumentam que, se a meta for menor, as expectativas de inflação tendem a __________________ para esse novo patamar, reduzindo ainda mais a inflação no país. Nesse caso, não haveria necessidade de aumentar os juros. 
10. Até agosto, quando o indicado do partido será anunciado formalmente em uma convenção na Flórida, os pré-candidatos republicanos irão se __________________ em uma série de primárias 
11. Mas segundo fontes europeias, a Rússia --como já ocorreu na reunião de ministros de Exteriores do G8, na cidade italiana de Lecce, em junho-- não está disposta a __________________ uma declaração muito dura contra o regime do presidente Mahmoud Ahmadinejad.
12. Zelaya detonou o clima de crise política em Honduras ao confrontar o Congresso e a Corte Suprema do país e __________________ do chefe do Estado Maior das Forças Armadas, por divergência sobre a convocação de um referendo
13. Embora não exista receita para ter boas ideias, é possível melhorar seu desempenho se conseguir trabalhar num ambiente que lhe proporcione privacidade e o poupe de interrupções. Normalmente, é melhor estar sozinho, mas sem jamais se __________________ dos debates travados em seu campo de atuação.
14. Não podemos conhecer nada de exterior a nós próprios que nos supere (...) o universo é o espelho em que podemos __________________ apenas o que aprendemos a conhecer em nós. (Italo Calvino)
15. O ato afirma que os fiscais terão como atribuições conhecer as obrigações contratuais que afetem diretamente a fiscalização do contrato, __________________ os serviços oferecidos e apontar qualquer irregularidade formalmente.
16. Está se tornando perigosamente comum a intervenção do Poder Judiciário sobre o que a imprensa pode ou não pode fazer, fazendo __________________ a censura sem embasamento coerente.
17. Com prefácio de Gabriel Chalita e escrito por padre Marcelo Rossi, "Ágape" é um fenômeno editorial no qual o sacerdote católico reflete sobre passagens do Evangelho de são João e convida o leitor a __________________ por inspiradas orações. Folha de São Paulo, 17/06/2011
18. O Tesouro irá gastar até R$ 5,5 bilhões para __________________ a diferença entre os juros que normalmente são cobrados pelo BNDES e as taxas reduzidas. Isso deve garantir o empréstimo de R$ 42,5 bilhões para o setor agrícola.
19. A diretora técnica do museu, a museóloga Heloisa Helena Costa, diz que pretende __________________ o caráter social e pedagógico da instituição. "Será um museu que vai privilegiar o aspecto pedagógico com o objetivo de construir uma cultura da paz".
20. A guarda costeira italiana informou à BBC Brasil que o navio Costa Allegra, à deriva no Oceano Índico desde segunda-feira, deverá __________________ 40 horas sendo rebocado para Mahé, capital das Ilhas Seicheles, onde serão desembarcados os cerca de mil ocupantes, entre os quais dois brasileiros. Folha de São Paulo, 29/02/2012

Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.

















2 comentários: