Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2016

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO – 8

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO - 8

Condizente - Crônico - Depreciativo - Dialético - Dialógico - Difuso - Estigmatizado - Eurocêntrico - Exaustivo - Excludente - Imaginário - Imutável - Institucional - Melancólico - Precoce - Receptivo - Relevante - Remanescente - Servil - Sistemático

Condizente
Que possui ou se encontra em harmonia; que está em concordância com; em que há acordo; que condiz.
Crônico
De desenvolvimento lento, de longa duração.
Depreciativo
Ofensivo; de teor insultuoso; que desvaloriza a importância de alguma coisa; em que há desprezo ou desqualificação; que contém ou foi alvo de depreciação; cujo valor ou preço foi reduzido.
Dialética
Processo ou arte em que se busca a verdade por meio da argumentação feita através do raciocínio. Espécie de lógica que tenta interpretar os processos (históricos, sociais, etc.) a partir da oposição de suas forças (antítese), buscando encontrar uma resolução (síntese).
Dialógico
Que tem forma de diálogo; dialogado, dialogal.
Difuso
Que se utiliza excessivamente das palavras; prolixo; de contornos confusos e pouco claros; que acabou por se difundir; que se consegue espalhar por várias ou todas as direções; disseminado ou divulgado. 
Estigmatizado
Aquele que traz no corpo algum estigma; criticado, censurado, acusado publicamente.
Eurocêntrico
Quem ou o que emite opiniões e julgamentos tendo a Europa como centro de referência e "modelo" de sociedade.
Exaustivo
Que extenua ou fatiga; que esgota.
Excludente
Desenvolvido para excluir ou que possui essa capacidade; que exclui; que separa alguém do convívio com outras pessoas.
Imaginário
Que só existe na imaginação; quimérico; domínio da imaginação; Conjunto de valores que são cultivados por determinados grupos através de imagens.
Imutável
Que não pode ser mudado; que é permanente, constante.
Institucional
Relativo às instituições; próprio de uma instituição; norma usada por instituições.
Melancólico
Triste ou sombrio; que expressa melancolia, estado de tristeza imensa.
Precoce
Que ficou maduro antes do tempo ideal; prematuro; que se produz antes do tempo normal; formado antes da idade.
Receptivo
Suscetível a receber impressões; aquele ou aquilo que é passível de recebimento; aquele que recebe de forma agradável a alguém ou a alguma coisa. 
Relevante
Importante; que tem valor, relevância ou pertinência;  que se distingue ou se destaca em relação aos demais.
Remanescente
Que remanesce, sobra, fica, resta; restante.
Servil
Relativo à condição ou estado de servo; baixo, vil, ignóbil; adulador, bajulador; que aceita servir os outros.
Sistemático
Que se refere a um sistema ou é característico deste; sistêmico; que se comporta ou se desenvolve de acordo com um método ou uma ordenação.
www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Complete com uma das palavras do quadro acima (eventuais flexões podem ser necessárias).

1. Pelas regras da Academia, é proibido "falar de modo negativo ou ____________________ de um filme concorrente".
2. O nosso eu é edificado pela superposição de estados sucessivos. Mas essa superposição não é  ____________________, como a estratificação de uma montanha. Levantamentos contínuos fazem aflorar à superfície camadas antigas. (Marcel Proust)
3. Kaká, um dos líderes da seleção de Dunga e  ____________________  da Copa anterior, fez questão de dividir a glória com os colegas e tentou mostrar que o tempo das vaidades e das estrelas intocáveis, um dos males do elenco de Parreira, ficou definitivamente para trás.
4. Famoso por suas ilhas repletas de praias paradisíacas, o Pacífico Sul reserva ao turista um arquipélago bem estruturado e com um povo  ____________________ : Fiji.
5. É provável que o Senado esteja passando pela mais grave crise de seus quase 200 anos de história. Muita gente fala em crise  ____________________ , como se houvesse a chance iminente de fechamento do Senado ou de desaparecimento num buraco negro de ilegalidades, irregularidades e imoralidades.
6. Uma das tarefas que o telescópio tem superado é remover uma "névoa" de emissões de micro-ondas - um brilho  ____________________  que durante décadas tem distorcido a visão de regiões empoeiradas do espaço profundo.
7. O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, elogiou que Obama dê preferência ao diálogo como 'instrumento político" fundamental e seu 'empenho" em abordar os problemas sem ser __________________.
8. Não é possível prevenir o glaucoma primário de ângulo aberto, mas o diagnóstico  ____________________  consegue evitar suas consequências. Por isso, recomenda-se um exame para medir a pressão intra-ocular depois dos 40 anos.
9. O grupo promete lutar pela "sustentabilidade ambiental, social, econômica, ética, política, cultural e estética" e diz inaugurar "um novo modo de fazer política: horizontal, participativo,  ____________________ , democrático, em rede".
10. Sobre Os Simpsons, Matt Groening e Al Jean afirmaram que fazer a série e produzir o primeiro filme foi tão  ____________________  que fazer uma sequência permanece um projeto distante.
11. Apesar de adorar a equipe, Vanderley Luxemburgo preferiu sair do Fluminense, alegando que a sua remuneração atual  não estava  ____________________  com o seu padrão de vida.
12. O Inca (Instituto Nacional de Câncer) afirma que pretende implementar até 2011 o rastreamento  ____________________  (com convocação de pacientes) para câncer de mama, recrutando para exames bienais as mulheres de 50 a 69 anos.
13. Na visão  ____________________  da história na obra de Sartre, Lévi-Strauss vê uma outra forma de projeção eurocêntrica e um valioso documento etnográfico acerca da "mitologia de nosso tempo".
14. Marina Person não acredita que ter passado tanto tempo em uma emissora jovem tenha  ____________________  sua imagem. "Este nunca foi meu filão", diz.
15. Em referência à obediência, Bento 16 assinalou que é uma palavra "da qual não gosta neste tempo". "A obediência se apresenta como uma alienação, como um ato  ____________________ . Não é assim, a palavra liberdade e obediência vão juntas com a vontade de Deus", assegurou o papa.
16. A ONU se comprometeu hoje a impulsionar uma polêmica reforma da arquitetura financeira internacional para dar um papel mais  ____________________  aos países em desenvolvimento, em proposta que recebeu ressalvas por parte dos Estados Unidos.
17. William está novamente vetado. O capitão corintiano ainda sente dores no pé direito - problema ____________________  com o qual convive desde as semifinais do Paulista.
18. Existe uma crítica recorrente, vinda principalmente dos EUA, de que o Prêmio Nobel  é   ____________________  e despreza a literatura de outros continentes.
19. Longe do tom  ____________________  que marcou a divulgação dos resultados de seus grandes concorrentes privados, o BB reportou que seu lucro líquido deu um salto de 42,8% em relação ao mesmo período de 2008, para R$ 2,348 bilhões.
20. Com uma vasta gama de outros personagens que exploram a riqueza cultural e folclórica do Brasil, as histórias da turma do Sítio do Picapau Amarelo ganharam lugar de destaque  no _________________  popular
brasileiro, tornando-se objeto de incontáveis releituras, montagens teatrais e adaptações televisivas.



Prof. Maurício Fernandes da Cunha
Palestra, dezembro de 2015.
www.veredasdalingua.blogspot.com.br


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!





Nenhum comentário:

Postar um comentário