Seguidores

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Tema de redação — ESPM — 1º Semestre de 2015

Tema de redação — ESPM — 1º Semestre de 2015



PROVA DE REDAÇÃO

TEMA 1

Amazon libera Kindle “Unlimited”, serviço de assinatura de livros

O serviço custa US$ 9,99 ao mês e está disponível nos EUA. Ele dá acesso a um acervo de mais de 600 mil títulos de e-books Kindle e milhares de audiobooks.

            Inspirada pelos modelos de assinatura dos serviços de música por streaming, a Amazon anunciou seu serviço de assinatura de livros “Kindle Unlimited“. O recurso já está disponível no site da Amazon para contas nos Estados Unidos e inclui um período gratuito de testes de 30 dias.
            Os livros disponíveis incluem “best sellers” como The Hunger Games e The Lord of the Rings e milhares de au­diobooks da Audible. O assinante pode alternar o modo de leitura na tela pelo modo de áudio e, com isso, começar a ler um livro no café da manhã como texto e continuar no carro a ouvir o livro enquanto dirige usando o recurso Whisperync for Voice.

IDG New Service – 17/7/2014

PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:

No Brasil, essa tecnologia favoreceria o aumento de leitores em relação ao existente hoje, no meio impresso?  

TEMA 2

Gigantes da Nova Economia

            Modelo que permite prestação de serviços ou troca de produtos entre pessoas físicas ganha força com o crescimento do Uber e Airbnb, as duas maiores startups de atividade, e desagrada setores tradicionais ao propor nova dinâmica dos negócios.
            O ponto-chave desse movimento natural que os especialistas chamam de economia colaborativa ou compar­tilhada é cortar intermediários para resolver todo tipo de problema de maneira mais rápida e eficiente. As cidades que mais têm serviços de economia compartilhada são algumas das mais conectadas do mundo, como Nova York ou Seul.
            Empresas como Uber e Lyft habilitam qualquer pessoa a concorrer diretamente com os taxistas. O Airbnb permite transformar aquele cômodo vazio da sua casa em um “quarto de hotel”. Esses serviços migram relações cotidianas para o meio digital, e tudo isso mexe mais profundamente com a economia do que se poderia supor à primeira vista.

Revista Superinteressante – julho/2014

PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre as seguintes questões:

Quais são os impactos da Economia Colaborativa ou Compartilhada na Economia Formal? Isso é apenas um modismo ou irá se consolidar?

Leia também:

TEMA DE REDAÇÃO – ESPM – 2011 – 2º Semestre


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário