Seguidores

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Tema de redação — ESPM — 1º Semestre de 2014

Tema de redação — ESPM — 1º Semestre de 2014


PROVA DE REDAÇÃO

TEMA 1

O Esporte pode mudar o Brasil

“O Brasil terá uma grande oportunidade pela frente: a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. O simples fato de hospedar esses eventos já é motivo de orgulho para o país. A realização de um megaevento pode ser um catalisador de mudanças para uma cidade, um Es­tado, um país. Temos o exemplo de Barcelona, seu processo de reestruturação urbana, que mudou a imagem da Espanha no mundo.”

Fonte: Raí Oliveira, Magic Paula, Ana Moser e Joaquim Cruz. Folha de S. Paulo- Tendências e Debates

PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:

Quais seriam os resultados duradouros que um evento como a Copa do Mundo deve deixar para o Brasil?

TEMA 2

Reflexos da Crise

“Os movimentos que invadiram as ruas desde junho deixaram um legado que não se deve ignorar: a consciência de boa parte da população de que o Estado aplica mal os recursos obtidos com a arreca­dação de impostos. Nas grandes metrópoles, o recado das ruas se mostra ainda mais claro: há uma enor­me insatisfação da população com a baixa qualidade de vida. O Brasil exibe acelerado desenvolvimento urbano (a urbanização alcança 84% da sociedade), a cobertura da educação fundamental praticamente foi universalizada e o acesso à informação se ampliou radicalmente, ancorado em boa medida nos efei­tos da privatização da telefonia e das novas formas de comunicação. Nesse novo cenário, a população passou a exigir cada vez mais acesso a bens e serviços de quali­dade, especialmente serviços públicos.”

Fonte: Merval Pereira – Jornal O Globo – 31.8.2013.

PROPOSTA: Elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:

Quais recados das ruas haveria, além desses que o jornalista Merval Pereira apresenta em seu texto?

ORIENTAÇÕES:

ü    Escolha um dos temas acima e desenvolva uma dissertação com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.
ü Assinale o tema escolhido (1 ou 2) nos quadradinhos correspondentes (próxima página).
ü Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.
ü Defenda ou refute as ideias apresentadas através de uma dissertação integrada, coeren­te, organizada e estruturada. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema. Aderência ao tema é um dos itens de avaliação.
ü Importante: Não há uma resposta ou alternativa certa ou errada a ser encontrada. Não vamos julgar suas opiniões, mas sua capacidade de análise e argumentação.


Leia também:

TEMA DE REDAÇÃO – ESPM – 2011 – 2º Semestre


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário