Seguidores

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Tema de redação — ESPM — 1º Semestre de 2013

Tema de redação — ESPM — 1º Semestre de 2013


PROVA DE REDAÇÃO

TEMA 1

O BRASILEIRO TEM PAIXÃO PELO LUXO

            “No Brasil,a classe C tem estabelecido padrões culturais,como na música,que estão sendo adota­dos pelos mais ricos,um fenômeno que não é exclusivo do Brasil. Ele acontece em outro países também, a exemplo da China, e é um reflexo do novo significado do luxo.
            Hoje não há mais regras para o consumo do luxo, já que ele se traduz como uma expressão do individualismo. Cada um tem a sua ideia do que seja luxo. E é aí que entram as expressões culturais das camadas populares e experiências singulares, como, por exemplo, comer um prato típico em uma favela do Rio de Janeiro, o que já se tornou um programa turístico ou de ricos excêntricos.”

Gilles Lipovetsky – Revista ISTOÉ – 15/8/2012.

PROPOSTA: Elabore um texto dissertativo que apresente as suas considerações sobre a seguinte afirmação: “Os desejos de consumo das pessoas não estão mais fechados em códigos ligados a determinadas classes sociais.”

TEMA 2

O ESPETÁCULO DO SOFRIMENTO

            “Por mais que as imagens espetaculares dos vencedores tenham sido repetidas para 1,5 bilhão de pessoas, a Olimpíada é também o espetáculo da angústia e do sofrimento.Por que Diego Hypólito,que de novo falhou grosseiramente em uma Olimpíada,foi tão perseguido nas redes sociais depois de deixar escapar a chance de disputar uma medalha? Sua queda teve a mesma visibilidade do ouro de Arthur Zanetti,ele também um ginasta. Se fosse possível fazer uma escala dos acontecimentos olímpicos mais comentados pelos brasileiros,a desistência de Fabiana Murer,que colocou a culpa no vento para seu fracasso,provavelmente estaria no topo. Daqui a dois anos,pouca gente se lembrará do título de Sarah Menezes no judô. Mas ninguém vai esquecer do desastre protagonizado por Fabiana.”

Amauri Segalla – Revista ISTOÉ – Outubro/2012.

PROPOSTA: Com base nas informações apresentadas e em outras de seu conhecimento, elabore um texto dissertativo que apresente algumas considerações acerca da seguinte questão: “O que explica o fato de algumas derrotas repercutirem mais do que vitórias ?”

ORIENTAÇÕES:

ü    Escolha um dos temas acima e desenvolva uma dissertação com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.
ü Assinale o tema escolhido (1 ou 2) nos quadradinhos correspondentes (próxima página).
ü Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.
ü Defenda ou refute as ideias apresentadas através de uma dissertação integrada, coeren­te, organizada e estruturada. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema. Aderência ao tema é um dos itens de avaliação.
ü Importante: Não há uma resposta ou alternativa certa ou errada a ser encontrada. Não vamos julgar suas opiniões, mas sua capacidade de análise e argumentação.


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!







Nenhum comentário:

Postar um comentário