Seguidores

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Tema de Redação – IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – 2014 – 2º semestre

Tema de Redação – IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – 2014 – 2º semestre


Prova de Redação

Instruções Gerais

1 - Será atribuída nota zero à redação que se inserir em uma das seguintes situações:
a) Fuga total ao tema;
b) Não obediência à tipologia textual, quando solicitada;
c) Número insuficiente de linhas;
c) Escrita a lápis;
d) Entregue na folha de rascunho;
e) Com linguagem chula, desrespeitosa ou ofensiva;
f) Com letra ilegível;
h) Escrita em verso.

2 - Na avaliação das redações não inseridas no item anterior serão observadas e consideradas, para efeitos de atribuição da nota, as seguintes competências, para cada uma das quais será atribuída uma pontuação de 0,0 a 2,5:
a) Adequação à variedade culta da língua portuguesa – O candidato deve apresentar domínio das regras de concordância, regência e colocação, das convenções ortográficas, dos recursos de pontuação, da escolha do registro linguístico adequado e das demais convenções associadas à modalidade escrita.
b) Adequação ao tema e à estrutura do texto dissertativo – O candidato deve compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais e funcionais do texto dissertativo.
c) Nível de informatividade, inventividade, argumentação e exposição – O candidato deverá valer-se de vocabulário adequado ao tema proposto; apresentar informações, argumentos, fatos, opiniões, ideias, pontos de vista consistentes; demonstrar, clareza, espírito crítico e criatividade.
d) Coerência e coesão – O candidato deve articular as partes do texto entre si e ao todo, de maneira clara e coerente, distribuindo as informações adequadamente em parágrafos; as ideias devem estar encadeadas, com continuidade e progressão temática; devem ser estabelecidas relações semânticas pertinentes entre palavras, frases e parágrafos, sem contradições.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

1) Leia atentamente as instruções.
2) Observe a figura e leia o texto abaixo com atenção.
3) Escreva um texto dissertativo que tenha por tema o valor da amizade.


            “Vivemos um tempo no qual tudo nos convida a estarmos sós. Os livros são de autoajuda, os restaurantes são do tipo self-service, o mercado imobiliário se especializa em imóveis para pessoas que optaram por morar sozinhas, e até as embalagens dos produtos têm sido idealizadas para aqueles que nunca estão acompanhados. Viver só não é um problema em nossa sociedade, mas sinal de que alcançamos independência, autoestima e suficiência.
            [...] estudos indicam que permanecer isolado socialmente pode acarretar alterações significativas em nossa saúde, pois essa condição tem sido relacionada à depressão, diminuição do sono e da capacidade cognitiva, doença de Alzheimer e até mortalidade.
           A solidão está também associada ao aumento da pressão sanguínea, das atividades do hipotálamo, da glândula pituitária e do córtex adrenal (vinculados ao hormônio do estresse, o cortisol), alterações no sistema imunológico, arteriosclerose, diabetes, inflamações e contrações nos vasos sanguíneos. Não bastasse esse extenso elenco, alcoolismo, sedentarismo e obesidade aparecem igualmente na lista dos males de quem vive só.” [...]

Disponível em: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/68/artigo117313-1.asp/. Acesso em: 17 fev. 2014. [Adaptado]



Solicite as apostilas do blog Veredas da Língua pelo e-mail mau_fernandes1@yahoo.com.br















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!




Leia também:

Tema de redação — FUVEST - 2014
Temas de redação — FUVEST — 2009 - 2012
Tema de redação — FATEC - 2015 - 1º Semestre
Temas de redação — Mackenzie - 2014
TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM – 2010 A 2011
TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM – 2006 A 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário