Seguidores

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Tema de redação — UNB - 2009 - 2º Semestre

Tema de redação — UNB - 2009 - 2º Semestre


PROVA DE REDAÇÃO

ATENÇÃO: Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, o espaço indicado para rascunho no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Utilize, no máximo, trinta linhas. Qualquer fragmento de texto além dessa extensão máxima será desconsiderado. Na FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, identifique-se apenas no cabeçalho, pois será atribuída nota zero ao texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

TEXTOS

            Cecília era uma mulher doce, mas comum. Dessas que passam despercebidas em meio à multidão. Casada com um tirano, ela não tinha amigos e acabara de perder o emprego. O cinema era seu único divertimento. Encantada com um filme em especial, assistiu a ele repetidamente, até que foi surpreendida por uma situação estranha: o ator principal saiu da enorme tela e veio ao seu encontro, confessando-lhe seu amor. Quando fantasia e realidade se encontram, Cecília tomou consciência de que sua vida, por mais difícil que fosse, jamais seria como as histórias do cinema, o que a levou a uma nova perspectiva de si mesma e de seus problemas.

            Essa é a trama do filme preferido do cineasta Woody Allen, A Rosa Púrpura do Cairo, realizado em 1985. A obra se antecipou à tese de que o cinema pode ter um efeito curativo nas pessoas, ajudando- as a enfrentar suas dificuldades, ou seja, a alcançar, pela representação dramática, a purificação (catarse). Segundo o filósofo grego Aristóteles, a catarse é o processo no qual o espectador sente alívio das desordens emocionais através da jornada dos personagens e, ao reviver suas experiências, liberta-se de conflitos pessoais e atinge um estado de tranquilidade diante da vida.

            Os filmes Americanos de ação são retrato da perversão mais moderna da cultura americana, algo próximo da superpropraganda de controle, do eletrochoque, da robotização dos operários, da morte e dos sonhos programados, Neles, os policiais são heróis da supereficiência, além da coragem; são mais que isso: são superamericanos. Antigamente, sofríamos no enredo, esperando que os casais se dessem bem no final. Hoje, sabemos que vão acabar bem, mas nos interessam os infernos que eles vão atravessar para chegar até o final fatalmente bom. A catarse chegará, mas, antes, temos amputações, bazucas estourando peitos, bombas, perigos e vemos que, mais importantes que os personagens, são as coisas em volta.

Arnaldo Jabor. Brasil na cabeça, São Paulo: Siciliano, 1995, P. 195-6 (com adaptações).

            No final do filme Central do Brasil, na Vila do João, retorna a sensação de claustrofobia, agora trazida pela arquitetura desumana de projetos habitacionais que tentam mascarar a favelização crescente no Brasil. È como se tivesse voltado o universo massificado do início do filme. Então, por que Dora deixa Josué por lá? Porque o afeto é mais forte que o ambiente desindividualizado da Vila João. Da cacofonia da Central e dos barulhos da cidade que invadem constantemente os ambientes de Dora, Irene e Yolanda, passa-se lentamente para um processo em que os sons se tornam mais individualizados e rarefeitos, à medida que os protagonistas adentram o país. Em outras palavras, os sons tornam-se mais discerníveis à medida que Dora se ressensibiliza.

Internet. <www.centraldobrasil.com.br> (com adaptações).

Considerando unicamente como motivadores os textos das provas objetivas e os apresentados acima, elabore um texto constituído de duas partes. Na primeira parte, narre, de forma sucinta, a história de um filme que tenha contribuído para o desenvolvimento se sua consciência crítica acerca das relações afetivas ou sociais; na segunda, explique por que você considerou relevante esse filme.



Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!






Leia também:

Tema de redação — UNB — 2016
Tema de redação — UNB — 2007 – 1º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário