Seguidores

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Tema de redação — UNB - 2009 - 1º Semestre

Tema de redação — UNB - 2009 - 1º Semestre


PROVA DE REDAÇÃO

ATENÇÃO: Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, o espaço indicado para rascunho no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Utilize, no máximo, trinta linhas. Qualquer fragmento de texto além dessa extensão máxima será desconsiderado. Na FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, identifique-se apenas no cabeçalho, pois será atribuída nota zero ao texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Como nossos pais - Belchior

(...)

Você me pergunta
Pela minha paixão
Digo que estou encantado
Com uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade
Não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no tempo
Cheiro da nova estação
Eu sei de tudo na ferida viva
Do meu coração...

(...)

Você pode até dizer
Que eu tô por fora
Ou então
Que eu tô inventando...
Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem

(...)


Resposta ao tempo - Aldir Blanc e Cristovão Bastos

Num dia azul de verão
Sinto o vento
Há folhas no meu coração
É o tempo
(...)

E gira em volta de mim
Sussurra que apaga os caminhos
(...)

Respondo que ele aprisiona
Eu liberto
Que ele adormece as paixões
Eu desperto
E o tempo se rói
Com inveja de mim
Me vigia querendo aprender
Como eu morro de amor
Pra tentar reviver

Considerando que os textos das provas objetivas e os apresentados acima têm caráter unicamente motivador, redija uma dissertação, apresentando argumentos que se contraponham à seguinte concepção de tempo expressa pelo poeta clássico Ovídio:
O tempo, esse devorador de coisas.



Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!






Leia também:

Tema de redação — UNB — 2016
Tema de redação — UNB — 2007 – 1º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário