Seguidores

domingo, 29 de março de 2015

Tema de redação — UNB - 2008 - 1º Semestre

Tema de redação — UNB - 2008 - 1º Semestre


PROVA DE REDAÇÃO

ATENÇÃO: Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, o espaço indicado para rascunho no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Utilize, no máximo, trinta linhas. Qualquer fragmento de texto além dessa extensão máxima será desconsiderado. Na FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, identifique-se apenas no cabeçalho, pois será atribuída nota zero ao texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

A simbologia da fênix

            A crença na fênix, ave lendária que renasce das próprias cinzas, existiu em vários povos da Antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Na mitologia desses povos, o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição e a esperança, que nunca têm fim. Para os gregos, há um paralelo da fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.

Internet: <pt.wikipedia.org> (com adaptações).

Ameaça ambiental

            O efeito estufa e as mudanças climáticas continuam no foco das discussões dos ambientalistas. Em adição a esses temas, discute-se a possibilidade de que fenômenos como inundações, derretimento de geleiras, ondas de calor e desertificação estejam associados a impactos ambientais causados pelo homem, o que já vinha sendo evidenciado nos relatórios anteriores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) e foi confirmado nos quatro relatórios produzidos em 2007.

Informação em tempos de globalização

            A sociedade vem passando por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento. As informações veiculadas pelos diversos meios de comunicação, como televisão, satélite, internet, têm modificado o estudo de conduta, atitudes, costumes e tendências da populações mundiais. Todos tentam se adaptar a essas mudanças para se estabelecerem no mercado de trabalho ou na vida de um modo geral.

Considerando que os textos das provas objetivas e os apresentados acima tenham caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se frente ao tema a seguir.

Entre mudanças, lentas ou rápidas, a humanidade vai construindo o futuro.



Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!






Leia também:

Tema de redação — UNB — 2016
Tema de redação — UNB — 2007 – 1º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário