Seguidores

quarta-feira, 25 de março de 2015

Tema de redação — UERN 2012

Tema de redação — UERN 2012


PROVA DE REDAÇÃO

ORIENTAÇÕES GERAIS

A Prova de Redação constará de uma produção textual de caráter predominantemente dissertativo-argumentativo baseada no tema proposto.
— Será atribuída nota ZERO à redação que se enquadre em qualquer um dos seguintes itens:
a) Não desenvolvimento pelo candidato do tema proposto;
b) Não identificação (assinatura) do candidato no local especificado;
c) Identificação do candidato, sob qualquer forma, fora do local especificado;
d) Escrita ilegível ou em letra de forma;
e) Escrita a lápis ou caneta esferográfica com tinta de cor que não seja azul ou preta;
f) Escrita em outra língua que não seja a portuguesa.
— A correção da Prova de Redação considerará apenas a folha específica, não tendo nenhum valor qualquer texto escrito em outro local da Prova de Redação ou em espaços para rascunhos.
— O candidato deverá verificar se os dados constantes na Folha de Redação (nome do candidato, número de inscrição) estão corretos e, em caso de divergência, comunicar o fato, imediatamente, ao fiscal.
— O candidato poderá usar o rascunho da Prova de Redação.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Eu Etiqueta

Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... estranho.
[...]
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
[...]
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
[...]
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
[...]
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
[...]
É duro andar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade,
[...]
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
[...]
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.

(Carlos Drummond de Andrade – http://pensador.uol.com.br/frase/MjAyODM0/ – com adaptações)
  
Texto II

            Consumo é alguém adquirir, aproveitar bens e produtos para satisfazer reais necessidades, ou seja, o consumo se baseia em necessidades primordiais para o homem e para a sociedade na qual vive (água, alimentos, roupas, energia...)
            O consumismo, por outro lado, é o hábito de adquirir produtos, em geral supérfluos, sem que haja necessidade real, de maneira muitas vezes compulsiva.
            O consumismo desenfreado dos dias atuais acarreta muitas consequências. As pessoas tendem a desenvolver distúrbios caracterizados pela compulsão em comprar coisas desnecessárias que talvez nunca usarão. Além disso, elas são influenciadas por um dos maiores difusores do consumismo: a mídia.
            O consumismo também traz consequências à sociedade, pois, muitas vezes, excluímos pessoas, julgamo-las pelo simples fato de elas não possuírem tal coisa ou não estarem com “roupas da moda”. (...)
            Mas a parte mais desastrosa é a do meio ambiente. Como é possível um planeta suportar um sistema em que a lei vigente é: “use, descarte, compre sempre o novo”? (...)

(http://apequenapartedecadaum.blogspot.com/2009/03/consumismo-desenfreado.html – com adaptações)

Texto III



TEMA PROPOSTO

Com base na leitura dos textos de referência apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea. Como encontrar o ponto de equilíbrio que garanta o bem-estar individual e coletivo?

Solicite as apostilas do blog Veredas da Língua pelo e-mail mau_fernandes1@yahoo.com.br
















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!



Leia também:


Tema de redação — FUVEST - 2015
Tema de redação — FUVEST - 2014
Temas de redação — FUVEST — 2009 - 2012
Tema de redação — FATEC - 2015 - 1º Semestre
Temas de redação — Mackenzie - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário