Seguidores

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Tema de redação - UERN 2010

Tema de redação - UERN 2010



PROVA DE REDAÇÃO

Instruções:
— Escreva sua Redação no espaço reservado ao rascunho.
— Transcreva seu texto na Folha de Redação, usando caneta de tinta azul ou preta.
— Não utilize letra de imprensa.
Será anulada a Redação
— redigida fora do tema proposto;
— apresentada em forma de verso;
— assinada fora do cabeçalho da folha;
— escrita a lápis ou de forma ilegível.

Existe uma fórmula para evitar que os filhos sigam por um caminho errado?

            É preciso ensiná-los a falhar. Uma coisa certa na vida é que as crianças vão falhar, não há como ser diferente. Quando os pais, a família e a sociedade dizem o tempo todo que é preciso conseguir, conseguir, conseguir, massacram os filhos. É inescapável errar. Todo mundo, em algum momento, vai passar por isso. Aprender a lidar com o fracasso evita que ele se torne algo destrutivo. Às vezes, é preciso lembrar coisas muito simples que as pessoas parecem ter esquecido completamente. Estamos como que dopados. Os pais sabem que as crianças não ficarão com eles a vida inteira, que não vão conseguir tudo com o que sonharam, que vão estabelecer ligações sociais e afetivas que, por vezes, lhes farão mal, mas tentam agir como se não soubessem disso. Hoje os filhos se tornam um indicador do sucesso dos pais. Isso é perigoso, porque cada um tem a sua vida. Não é justo que, além de carregarem o peso das próprias dificuldades, os filhos também tenham de suportar a angústia de falhar em relação à expectativa depositada neles.

(LEBRUN,Jean-Pierre. “Ensinem os filhos a falhar”. Veja, São Paulo: Abril, ed. 2142, ano 42, n. 49, p.21-25, 9 dez. 2009. Entrevista concedida à Revista Veja através do repórter Ronaldo Soares.)

Reflita sobre as ideias veiculadas no fragmento em destaque, que faz parte da entrevista concedida por Jean-Pierre Lebrun à revista Veja, e, com base em sua experiência de vida, escreva um texto dissertativo-argumentativo em que seja trabalhada a importância de os pais terem a capacidade de ensinar os filhos a lidar com o insucesso como meio de crescimento pessoal e passo fundamental para amenizar as frustrações na vida adulta.

ORIENTAÇÕES:

1) Escreva a sua Redação usando a norma culta padrão da língua portuguesa.
2) Defenda o ponto de vista de que o homem se torna realmente humano, segundo afirmação do próprio entrevistado, quando começa a entender que jamais haverá a satisfação completa para nenhum indivíduo.
3) Argumente a favor da necessidade de os pais procurarem incutir na cabeça dos filhos a verdadeira condição humana.
4) Procure fundamentar suas argumentações com exemplos do cotidiano.



Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário