Seguidores

domingo, 30 de novembro de 2014

Temas de redação - UFSC - 2003

Temas de redação - UFSC - 2003

Universidade Federal de Santa Catarina

Proposta 1

A capa da Super deste mês é, sem dúvida, a melhor que eu já vi (INOCÊNCIA ROUBADA, MAIO, PÁG. 38). A boca manchada de batom, as sobrancelhas disformes e, principalmente, os olhos arregalados passam aflição e medo únicos.

(Welton Waldir, Maringá, PR)

A pedofilia pode até ser uma doença. Mas o pedófilo deve ser punido de acordo com as leis, pois ele também é um criminoso.

(Marcelo de Negreiros, Natal, RN)



Proposta 2


O corpo tem alguém como recheio
Arnaldo Antunes, tema para o grupo “Corpo” em 2000.

      O cuidado de si volta-se para a produção da aparência, segundo a crença já muito difundida de que a qualidade do invólucro muscular, a textura da pele e a cor dos cabelos revelam o grau de sucesso de seus “proprietários”. Numa praia carioca, escreve Stéphane Malysse, as pessoas parecem “cobertas por um sobrecorpo, como uma vestimenta muscular usada sob a pele fina e esticada...”
       São corpos em permanente produtividade, que trabalham a forma física ao mesmo tempo em que exibem os resultados entre os passantes. São corpos-mensagem, que falam pelos sujeitos. O rapaz “sarado”, a loira siliconada, a perna musculosa ostentam seus corpos como se fossem aqueles cartazes que os homens sanduíches carregam nas ruas do centro da cidade. “Compra-se ouro”. “Vendem-se cartões telefônicos”. “Belo espécime humano em exposição”.
      A cultura do corpo não é a cultura da saúde, como quer parecer. É a produção de um sistema fechado, tóxico, claustrofóbico. Nesse caldo de cultura insalubre, desenvolvem-se os sintomas sociais da drogadição (incluindo o abuso de hormônios e anabolizantes), da violência e da depressão. Sinais claros de que a vida, fechada diante do espelho, fica perigosamente vazia e sem sentido.

(KEHL, Maria Rita. Psicanalista e ensaísta, em artigo publicado na Folha de São Paulo, 30 de junho de 2002, Caderno Mais.)


www.veredasdalingua.blogspot.com.br


Solicite as apostilas do blog Veredas da Língua pelo e-mail mau_fernandes1@yahoo.com.br















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!



Leia também:

Tema de Redação - UFRJ - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário