Seguidores

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Tema de Redação – FAAP – 2013 – 1º semestre - Vagas remanescentes

Tema de Redação – FAAP – 2013 – 1º semestre - Vagas remanescentes

Processo seletivo para vagas remanescentes

REDAÇÃO

            Mudanças na estrutura urbana, na arquitetura, nos meios de comunicação e transporte viriam a alterar profundamente a própria constituição da realidade. Hoje o real é ele mesmo uma questão. As autopistas de alta velocidade – além da informatização – transformam por completo o perfil das grandes cidades e portanto a nossa experiência e nossa maneira de ver O indivíduo contemporâneo é em primeiro lugar um passageiro metropolitano: em permanente movimento, cada vez para mais longe, cada vez mais rápido. Esta crescente velocidade determinaria não só o olhar mas sobretudo o modo pelo qual a própria cidade, e todas as outras coisas, se apresentam a nós.
            A velocidade provoca, para aquele que avança num veículo, um achatamento da paisagem. Quanto mais rápido o movimento, menos profundidade as coisas têm, mais chapadas ficam, como se estivessem contra um muro, contra uma tela. A cidade contemporânea corresponderia a este olhar. Os seus prédios e habitantes passariam pelo mesmo processo de superficialização, a paisagem urbana se confundindo com outdoors. O mundo se converte num cenário, os indivíduos em personagens. Cidadecinema. Tudo é imagem.

Nelson Brissac Peixoto. “O olhar do estrangeiro”. In: O olhar, organização de Adauto Novaes, São Paulo, Companhia das Letras, 1993, pág. 361.

Proposta para Redação:

No texto de Nelson Brissac Peixoto, o autor analisa o olhar e a postura dos que chegam às grandes cidades e precisam de um tempo para se adaptar a elas e à sua dinâmica, pois as metrópoles com a sua diversidade e a sua multiplicidade ofuscam, em um primeiro momento, a percepção daqueles que com ela se deparam, assustando a uns e encantando a outros. Como você vê essa questão?
Desenvolva suas ideias sobre o tema A vida nas grandes cidades, em uma estrutura dissertativa, tendo como suporte para sua discussão o texto de Brissac Peixoto e os demais, que serviram de base para as questões propostas.
Sua dissertação deve compreender, aproximadamente, 25 linhas, obedecer à norma culta da Língua Portuguesa e apresentarse com coesão e coerência.
Dê um título a seu trabalho.


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.


















Leia também:

Tema de Redação – FAAP – 2012 – 1º semestre
Tema de Redação - UFRJ - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário