Seguidores

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Tema de Redação - UFMT - 2007

Tema de Redação - UFMT - 2007


Proposta de redação

Analise as informações apresentadas em I, II e III.

I - Na seção Ponto de Vista da revista Veja, 20/09/2006, Lya Luft escreveu: Moralidade é compostura. É exercer autoridade externa fundamentada em autoridade moral. É fiscalizar rigorosamente o cumprimento das leis sem ser policialesco. É respeitar as regras sem ser uma alma subalterna. Moralidade pode ser difícil num país onde o desregramento impera. Exige grande coragem dizer não quando a tentação (de roubar, de enganar, ou de compactuar com
tudo isso) nos assedia de todos os lados, também de cima.

II - O trecho abaixo é parte de uma entrevista concedida por Sílvio de Abreu, autor do folhetim Belíssima, à revista Veja de 21/06/2006.

Veja – Belíssima realizou algo raro em telenovelas: chegou ao sucesso com personagens que são bastante ambíguos. O senhor mesmo já havia tentado isso outras vezes e fracassou. Por que deu certo desta vez?
Abreu – Considero que incluir a ambigüidade moral numa trama é um grande avanço. Personagens desse tipo são ricos e fazem o público pensar. Ao analisar as causas dessa aceitação, contudo, confesso que fiquei chocado. Como sempre acontece na Globo, realizamos uma pesquisa com telespectadoras para ver como o público estava absorvendo a trama e constatamos que uma parcela considerável delas já não valoriza tanto a retidão de caráter. Para elas, fazer o que for necessário para se realizar na vida é o certo. Esse encontro me fez pensar que a moral do país está em frangalhos.

III - Foram publicados, em 05 de julho de 2006, alguns resultados de uma pesquisa – Sentimentos do cidadão de São Paulo – que pretendeu medir o impacto dos escândalos públicos. Abaixo, alguns dos resultados.

O que você sentiu ao saber de escândalos como a dança da pizza?

Indignação..................................39%
Desilusão......................................9%
Humilhação..................................8%

Quem pode melhorar o país?

O povo....................................... 23%
Educação....................................11%
A imprensa...................................8%

Como você pode melhorar o país?

Sendo honesto.............................25%
Ajudando o próximo...................18%
Votando com consciência ..........14%

A partir de sua reflexão sobre os textos, produza um artigo jornalístico sobre a questão:

AS PESSOAS PERDERAM A CAPACIDADE DE INDIGNAR-SE FRENTE A PROBLEMAS COMO DESONESTIDADE E CORRUPÇÃO?

Para a construção de seu texto, além dos argumentos e fatos por você selecionados, podem ser utilizadas informações dos trechos I, II e III, mas NÃO as reproduza integralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário