Seguidores

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Tema de Redação – FGV – 2013 – DIREITO

Tema de Redação – FGV – 2013 – DIREITO

REDAÇÃO

Instruções para a prova de Redação:

A prova de Redação vale, no total, 10 pontos, assim distribuídos:

adequação ao tema e à estrutura – 4 pontos;
articulação e argumentação – 3 pontos;
domínio da norma culta – 3 pontos.

A Redação deverá ter, no mínimo, 30 e, no máximo, 40 linhas.
Textos fora desses limites não serão corrigidos, recebendo, portanto, nota zero.
A Redação também terá nota zero caso haja fuga total ao tema ou à estrutura indicados.
Dê um título a sua Redação.
Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota bruta inferior a 3,0 na prova de Redação.

Texto 1

Um espectro ronda a Europa — o espectro do comunismo. Todas as potências da velha Europa aliaram-se numa sagrada perseguição a esse espectro, o Papa e o Czar, Metternich e Guizot, radicais franceses e policiais alemães. (...)
Já é tempo de os comunistas exporem abertamente perante o mundo todo, sua maneira de pensar, os seus objetivos, as suas tendências, e de contraporem ao conto da carochinha sobre o espectro do comunismo um manifesto do próprio partido. (...)
Os comunistas recusam-se a dissimular suas visões e suas intenções. Declaram abertamente que os seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social vigente até aqui. Que tremam as classes dominantes em face de uma revolução comunista. Nela os proletários nada têm a perder senão as suas cadeias. Eles têm um mundo a ganhar.
Proletários de todos os países, uni-vos!

Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista.

Texto 2


Texto 3


Texto 4


Texto 5

Plebiscito
Venceu o sistema de Babilônia
E o garção de costeleta

Copacabana, 15-4-1946

Oswald de Andrade, O escaravelho de ouro, 1946.

Texto 6

Vivemos num mundo conquistado, desenraizado e transformado pelo titânico processo econômico e tecnocientífico do desenvolvimento do capitalismo, que dominou os dois ou três últimos séculos. Sabemos, ou pelo menos é razoável supor, que ele não pode prosseguir ad infinitum. O futuro não pode ser uma continuação do passado, e há sinais, tanto externamente quanto internamente, de que chegamos a um ponto de crise histórica. (...)
Não sabemos para onde estamos indo. Só sabemos que a história nos trouxe até este ponto. (...)
Contudo, uma coisa é clara. Se a humanidade quer ter um futuro reconhecível, não pode ser pelo prolongamento do passado ou do presente. Se tentarmos construir o terceiro milênio nessa base, vamos fracassar. E o preço do fracasso, ou seja, a alternativa para uma mudança da sociedade, é a escuridão.

Eric Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991.

    A presente coletânea alinha textos que se referem à investidura do proletariado como classe revolucionária (texto 1), à atual desinvestidura revolucionária dessa mesma classe (textos 02, 03 e 04) e às vitórias do capitalismo sobre as forças que o antagonizavam (textos 05 e 06). Com base nas sugestões e reflexões neles apresentadas, redija uma dissertação argumentativa sobre o tema:

O atual triunfo do capitalismo: consequências e perspectivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário