Seguidores

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Temas de redação – Mackenzie – 2011 – 1º semestre

Temas de redação – Mackenzie – Vestibular 2011  1º semestre



REDAÇÃO

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I

    Cartão-postal brasileiro, o vasto litoral do Rio de Janeiro virou um caso emblemático de regressão a estágios civilizacionais mais primitivos. Para se ter uma ideia, só no mês de janeiro 3000 toneladas de lixo foram recolhidas das praias cariocas. Empilhadas, essas toneladas são evidências de vida pouco inteligente e lotariam cinco piscinas olímpicas.

Sandra Brasil

Texto II

    Pensar a questão do gerenciamento do lixo urbano no Brasil é colocar em jogo um retrato da falta de ação governamental. Assim, pensar o papel do Estado, sobretudo a sua condição de impulsionador de políticas públicas, é obrigação de primeira ordem. Uma das soluções mais comuns para a questão do lixo urbano é a expansão dos aterros sanitários e, especialmente, o reaproveitamento do lixo. A ausência de uma postura mais ativa por parte do Estado quanto ao gerenciamento de resíduos, não raras vezes, impede a adoção de uma série de medidas que gerariam ganhos tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente de um modo geral.

Adaptado de M.V. Souza, S.L. Boeira, W.V.K. Matos Silva, R.V. Junkes

Texto III


Mackenzie – Vestibular 2011 - 1º semestre – Processos de Transferência Interna

REDAÇÃO

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I

    Por quase duas décadas, o doutor em bioquímica A.S. percorreu trajetória típica dos bem-sucedidos no universo acadêmico. [...] Também catedrático da Universidade de São Paulo, na semana passada ele viu sua reputação desmoronar quando veio à luz a informação de que um de seus trabalhos trazia imagens e gráficos copiados de outra obra científica. O caso custou ao acadêmico o emprego na universidade. [...] Todos os casos de plágio em universidades afrontam a lei de direitos autorais – e constituem, não há dúvida, um ataque a um pilar sobre o qual se ancoram a inventividade e o avanço do conhecimento. [...] Sem tempo para escrever a monografia de conclusão do curso de direito [...], a hoje advogada C.R. decidiu pagar pelo trabalho pronto. Como havia ali trechos inteiros plagiados da internet, acabou flagrada pela professora e repetiu o ano.

Revista Veja

Texto II

    Há quem diga que a maior função do ensino nos dias de hoje é preparar o aluno para saber buscar a informação de que necessita. Certamente, as pesquisas são cada vez mais importantes para o aprendizado e a Internet está se tornando uma das fontes mais ricas de consulta. Mas não é toda pesquisa que tem valor educacional. Tudo depende de como ela é feita. [...] Ao usar sites da Internet nas suas pesquisas lembre-se de que eles são frutos do trabalho de outras pessoas, que consumiram tempo e criatividade para desenvolvê-los. A maioria dos sites permite o uso do seu conteúdo em trabalhos individuais, desde que se cite a fonte. Isso vale para textos, imagens, programas, arquivos de áudio e de vídeo. Respeite o autor do trabalho, pois você mesmo pode ter trabalhos divulgados na rede e não vai querer que outros os copiem sem ao menos dizer que foi você quem os fez.

http://www.educacional.com.br

Texto III

    Se eu cito a fonte do texto, o professor vai saber que todas as ideias foram copiadas, que na verdade o texto não é meu...e aí me reprova. Se eu não cito, pode me reprovar por plágio, se por acaso descobrir. Por isso acho melhor arriscar...

Depoimento de aluno

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário