Seguidores

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prova de Língua Portuguesa – Mackenzie – 2011 – 2º Semestre – Processos de transferência interna e transferência externa

Universidade Mackenzie – Processos de transferência interna e transferência externa

Prova de Língua Portuguesa - 2º Semestre de 2011

Texto para as questões de 01 a 04

         Na década de vinte a maneira mais útil de abordar o cinema, para a criação ou a reflexão, era considerá-lo arte autônoma. É possível que a tese da especificidade cinematográfica ainda venha no futuro a produzir frutos práticos e teóricos. Atualmente, porém, os melhores filmes e as melhores ideias sobre cinema decorrem implicitamente de sua total aceitação como algo esteticamente equívoco, ambíguo, impuro. O cinema é tributário de todas as linguagens, artísticas ou não, e mal pode prescindir desses apoios que eventualmente digere. Fundamentalmente arte de personagens e situações que se projetam no tempo, é sobretudo ao teatro e ao romance que o cinema se vincula. A história da arte cinematográfica poderia limitar-se, sem correr o risco de deformação fatal, ao tratamento de dois temas, a saber, o que o cinema deve ao teatro e o que deve à literatura. O filme só escapa a esses grilhões quando desistimos de encará-lo como obra-de-arte e ele começa a nos interessar como fenômeno. Não é na estética, mas na sociologia que refulge a originalidade do cinema como arte viva do século.

(Antonio Candido et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1970.)

Questão nº 01 - Compreende-se corretamente do excerto que

a) a originalidade do cinema está no fato de ser uma arte ambígua.
b) a arte que marcou o século XX deve ser entendida apenas como um fenômeno social.
c) o cinema é concebido como uma conjunção de diferentes linguagens.
d) um bom filme será sempre adaptação de uma obra literária ou de uma obra teatral.
e) talvez no futuro a crítica compreenda melhor a qualidade estética dos filmes
.
Questão nº 02 - Considerado o contexto, assinale a alternativa que traduz adequadamente o sentido da palavra em destaque.

a) refulge: sobressai.          b) fatal: que destrói.            c) prescindir: necessitar. 
d) tributário: oneroso.        e) equívoco: defeituoso.

Questão nº 03 - Assinale a alternativa correta.

a) Na linha 01, “para” introduz ideia de consequência. 
b) Na linha 06, a palavra “mal” está corretamente grafada, assim como em “Este é um mal exemplo para as crianças”.
c) Na linha 09, a oração “sem correr o risco de deformação fatal” exprime ideia de concessão.
d) Na linha 07, a forma “se projetam” pode ser corretamente substituída por “são projetadas”.
e) Nas linhas 11 e 12, a palavra “como”, em ambos os casos, tem a mesma função e sentido presentes em “Fez a tarefa como determinamos”.

Questão nº 04 - Considere as seguintes afirmações:

I. Por se tratar de um texto acadêmico, ele tem autonomia de sentido e, portanto, não há necessidade de relativizá-lo levando em conta as suas condições de produção.
II. Por ter caráter didático-pedagógico, e ter sido escrito há mais de quarenta anos, o texto torna-se inócuo como base de reflexão para os dias atuais.
III. Já que trata de um tema vinculado à arte, o texto afasta-se da linha de reflexão científica e, por isso, pode ser contestado nos dias de hoje.

Assinale:
a) se apenas I estiver correta.                               b) se apenas II estiver correta.
c) se apenas II e III estiverem corretas.               d) se todas as afirmações estiverem corretas.
e) se nenhuma afirmação estiver correta.
Texto para as questões de 05 a 08

Churrasco em enterro

          As festanças são atividades sociais importantes. Pessoas se juntam e preparam uma grande refeição para comemorar um evento. Pode ser um nascimento, um casamento, a vitória em uma batalha, o sucesso de uma caçada ou mesmo, em algumas culturas, a morte de um ente querido. Mas quando esse hábito surgiu entre os humanos?
         Até recentemente, a evidência mais antiga de grandes festas comunais datava do Neolítico, entre 11 mil e 8 mil anos atrás, depois do surgimento da agricultura e das primeiras cidades.  Agora, arqueólogos, escavando uma gruta em Israel, descobriram evidências de festanças que ocorreram há cerca de 12 mil anos. No fundo dessa caverna foram encontrados diversos buracos. Cada buraco estava coberto por um grande pedaço de pedra. Debaixo da pedra foram encontrados esqueletos humanos e muitos ossos de animais. Esses ossos apresentavam marcas indicando que a carne fora totalmente retirada e, além disso, tinham marcas de queimaduras.
         Os arqueólogos acreditam que provavelmente houve uma festança, na qual foi consumida uma grande quantidade de carne. Em seguida, os restos foram enterrados com o corpo da mulher. Tudo indica que o mais antigo churrasco descoberto até agora foi organizado como parte de um enterro.

(Adaptado de Fernando Reinach)

Questão nº 05 - Depreende-se da leitura do texto que

a) arqueólogos estão essencialmente preocupados em descobrir hábitos alimentares em torno de enterros.
b) atividades que parecem produto da civilização moderna podem ser, na verdade, costumes que estão nas raízes da formação dos hábitos da espécie humana.
c) civilizações antigas não tinham hábitos de higiene, uma vez que enterravam mortos com restos de comida.
d) a descoberta de esqueletos humanos e ossos de animais evidenciam que a civilização que habitou a gruta descoberta apresentava hábitos canibais.
e) grandes festas eram o fator motivador para que grupos humanos de antigas civilizações enterrassem seus mortos.

Questão nº 06 - Assinale a alternativa correta.

a) O texto constrói uma paisagem visual daquela hipotética situação da antiga civilização, por meio de uma organização textual descritiva em sua totalidade.
b) A descoberta da gruta é relatada em texto narrativo, construído em torno de um enredo com forte clímax em seu final.
c) A linguagem clara e objetiva nos possibilita a percepção de um texto de divulgação científica com teor próximo ao de um texto jornalístico.
d) A construção rigorosa da progressão temática, ao lado da apresentação de pontos de vista contraditórios, evidencia o caráter acadêmico do texto.
e) O texto caracteriza-se como um relato pessoal construído a partir da experiência do próprio narrador em pesquisa de campo.

Questão nº 07 - Considere as seguintes afirmações:

I. Predomina no texto tempo verbal presente, uma vez que é necessária a presentificação das ações por meio de um relato pessoal.
II. Há no texto emprego da língua formal padrão, adequada aos objetivos a que o autor se propõe.
III. A linguagem apresenta conceitos e terminologia científica, que se articulam paradoxalmente à defesa de um ponto de vista.

Assinale:
a)  se todas as afirmações estiverem corretas.              b)  se nenhuma afirmação estiver correta.
c)  se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.   d)  se apenas a afirmação I estiver correta.
e)  se apenas a afirmação II estiver correta.

Questão nº 08 - Assinale a alternativa correta.

a) O trecho “fora totalmente retirada” poderia ser reescrito, sem prejuízo para o sentido, assim: “havia sido totalmente retirada”.
b) A forma plural de “houve uma festança” está corretamente grafada assim: “houveram festanças”.
c) O sufixo de “festança” apresenta mesmo sentido que o presente em “criança”.
d) De acordo com a norma culta, o trecho “há cerca de 12 mil anos” poderia também ser escrito da seguinte forma: “acerca de 12 mil anos atrás”.
e) Assim como temos a grafia “em cima”, a palavra “debaixo”, de acordo com a norma culta, poderia apresentar a grafia “de baixo”, sem que isso provocasse alteração no sentido da palavra.

Textos para as questões 09 e 10

Texto I

Quino, Toda Mafalda, Martins Fontes, p. 6.

Texto II

 
Quino, Toda Mafalda, Martins Fontes, p. 323.

Questão nº 09 - Assinale a alternativa correta.

a) A leitura das tiras prescinde de maiores informações de seu contexto de produção, uma vez o efeito de humor é resultado do efeito sincrético do texto.
b) O conhecimento de mundo é elemento importante para a compreensão do humor nas tiras, uma vez que ele é resultante de informações implícitas.
c) Há uma transmissão de efeito moral nas tiras, que apresentam como objetivo fundamental contribuir para o processo de educação das crianças.
d) As tiras caracterizam-se como exemplo perfeito do tipo de relação que os pais devem ter com os filhos, pois demonstram que a educação não deve ser repressiva.
e) A representação visual das personagens das tiras é elemento de menor importância para a formação dos sentidos.

Questão nº 10 - Assinale a alternativa INCORRETA sobre as tiras.

a) Há, na primeira tira, uma crítica ao comportamento de determinados políticos, que pouco fazem pela população que os elegeu.
b) A segunda tira incorpora, em sua construção, outro gênero textual, por meio da representação de um verbete de dicionário.
c) A ausência de enunciados verbais nos três últimos quadrinhos da segunda tira dificulta a compreensão dos sentidos, por isso é mais complexa que a primeira.
d) O efeito de humor da segunda tira é obtido exclusivamente por meio da exploração da linguagem visual e dos conhecimentos de mundo do leitor.
e) Um dos elementos inusitados da primeira tira relaciona-se com a forma escolhida pelas crianças para sua brincadeira.

GABARITO

1 - C     2 - A     3 - D     4 - E     5 - B     6 - C     7 - E     8 - A     9 - B     10 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário