Seguidores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Diferença entre “onde” e “aonde”

Diferença entre “onde” e “aonde”


Onde = que lugar, em que lugar, qual lugar. Indica permanência, uma ideia estática, o local em que se encontra ou ocorre algo. Vem normalmente acompanhado de verbos que indicam estado ou permanência.

Exemplos:

Onde você está?
Alguém sabe onde fica o MASP?
João estava perdido, não sabia onde deixar o documento.
De onde você está teclando?
Não sei onde ele estava e nem perguntei.
Afinal, onde você mora?

Na tirinha abaixo, Calvin usa corretamente a palavra "onde":


Aonde = a que lugar, para onde. É a junção da preposição “a” + onde. Dá a ideia de deslocação. Vem normalmente acompanhado de verbos que indicam movimento como ir, chegar, retornar, voltar e outros.

Exemplos:

Aonde você vai a essa hora?
Aonde nos levará esse trem?
João ficou perdido, simplesmente não sabia aonde ir.
Faz dois anos que saiu de Minas, aonde deverá retornar no próximo semestre.
Não sei aonde você quer chegar com essas atitudes.
Há lugares aonde não se deve ir só.

É importante frisar que a palavra “onde” dá a ideia de lugar. Muitas vezes ela é usada erroneamente em lugar de “em que”, “na qual”.

Ex: Há momentos onde me sinto perdido.

Nesse caso, a forma correta é “Há momentos em que me sinto perdido”, pois não há a ideia de lugar físico.

Na linguagem coloquial é comum verificarmos o uso das duas formas de forma indiscriminada, porém na norma culta há de se ter a devida atenção.

por Prof. Maurício Fernandes da Cunha - www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Exercícios – Onde / Aonde

1) ______ você quer ir?
2) Fui visitar a cidade ______ morei durante três anos.
3) Nunca sei _____ te achar.
4) ______ mora o Sol, é lá que eu vou estar.
5) ______ chegaremos com tamanha roubalheira?
6) O acidente aconteceu na praia ______ estivemos no ano passado.
7) ______ você vai tão apressadamente?
8) Tenho certeza de que ela mora aqui, mas não sei ______.
9) ____ você ficou durante a cerimônia?
10) Não sei _____ irei em minhas próximas férias.
11) Você estuda ______ me formei?
12) Não sei nada sobre ele. Nem quem é e muito menos _____ está.
13) ______ foram minhas sobrinhas que estavam aqui?
14) _______ fica o Playcenter?
15) _____ você for, eu vou.

Quer conferir suas respostas? Acesse o gabarito do exercício sobre onde e aonde.
GABARITO DO EXERCÍCIO SOBRE A DIFERENÇA ENTRE ONDE E AONDE

Prof. Maurício Fernandes da Cunha

Leia também:

GÊNEROS TEXTUAIS – 12 QUESTÕES DO ENEM
Diferença entre Mal e Mau
CRASE – 10 QUESTÕES COM QUADRINHOS
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
ENEM 2016 – PROVA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.


















Siga o blog Veredas da Língua no Instagram:

 https://www.instagram.com/veredas_da_lingua/


223 comentários:

  1. Gostei da explicação e do exercício, seria bom ter o gabarito ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruna! Por favor, mande um e-mail para mim em mau_fernandes1@yahoo.com.br que lhe passo o gabarito com prazer. Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor me mande esse gabarito, desse exercicio apos o conteudo de onde e aonde...pode ser?,mestre! kkkk
      andinho7silva@hotmail.com
      abração...espero antecionamente

      Excluir
    2. Olá, adorei a explicação. por favor me mande o gabarito?!
      obrigada, Beatriz.
      beatrizmenezes1998@hotmail.com

      Excluir
    3. oi , adorei os exercicios , poderia me mandar o gabarito por gentileza , muito grato , Jose Luiz
      Mystery_zori25@hotmail.com

      Excluir
    4. Olá! Eu também gostaria de receber o gabarito procandida@gmail.com.
      Obrigada!

      Excluir
    5. Bom dia, gostaria de receber o gabarito. Pax!
      josefhe34@gmail.com

      Excluir
    6. Olá, também gostaria de receber o gabarito.
      hi.imfat1999@gmail.com

      Excluir
    7. Gostaria de receber este o gabarito tb, sou professor voluntário e vou utilizar alguns desses exercícios para passar aos meus alunos
      lucasjg.oliveira@gmail.com
      Obg :)

      Excluir
    8. Por favor pode me enviar rosanycardoso@Hotmail.com

      Excluir
    9. Bom dia!
      Gostei das explicações e exercícios

      Gostaria de receber o gabarito tbm.

      philipecardoso7@hotmail.com


      Obrigado!

      Excluir
    10. Gostaria de receber o gabarito por favor debyreis23@yahoo.com.br

      Excluir
    11. Professor me manda o gabarito ?

      henrique.sva@hotmail.com

      obg.

      Excluir
    12. Samara_samy16@hotmail.com.... esperando o GABARITO.!!! :)) Excelente explicação...

      Excluir
    13. Me manda o gabarito? gabriellegomes0033@hotmail.com

      Excluir
    14. Me mande o gabarito? naaman180@gmail.com

      Excluir
    15. Gostaria de receber o gabarito também.

      matheusjanson@hotmail.com

      Excluir
    16. me mande o Gabarito??
      AmanndaaLopes@hotmail.com

      Excluir
    17. Ola Prof. Mauricio. Obrigada pela explicação. Sou estudante de alemão e sempre preciso relembrar a gramática da lingua portugues pra tirar minhas dúvidas. Uma delas era essa o onde e aonde, wo e wohin.
      Gostaria do gabarito desse exercício. anacanoa2003@hotmail.com .
      Mais uma vez obrigada
      Danke

      Excluir
    18. Prof manda pf o gabarito, amei a explicação quero ver se acertei.
      Mmariaeduardagomess@gmail.com

      Excluir
    19. me manda o gabarito também adriellyzn@gmail.com

      Excluir
    20. oi me manda o gabarito por favor etimaira@hotmail.com

      Excluir
  3. Prof....tbm quero esse gabarito.....marcia.martelozzo@hotmail.com ou marcia.martelozzo@gmail.com...Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Professor, ande o gabarito pra mim também . Por favor.


    meu e-mail fabrinho_gatinho@hotmail.com


    Vlw professor ;)

    ResponderExcluir
  5. ola amei a explicaçao e o exercicio, tambem quero o gabarito, por favor. giselesoeda@terra.com.br obrigada

    ResponderExcluir
  6. obrigado pela ajuda,tudo bem explicado, muito facil de entende.

    ResponderExcluir
  7. Professor Maurício, por favor preciso do gabarito, poderia me enviar? ataluana.rodrigues@pcservice.com.br. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. adoraria receber o gabarito. beatriz.santos000000@gmail.com

      Excluir
  9. quero o gabarito tambem. obrigado pfreitasdasilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá professor, gostaria de adquirir o gabarito do exercício. O email é: lustosa.roberto@hotmail.com
    obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Olá professor, gostaria que me enviasse o gabarito. Obrigada! E-mail: elainecris.prof@hotmail.com


    ResponderExcluir
  12. Olá professor, envie-me o gabarito por favor: eduardolg58@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá professor me mande o gabarito....flaviamanfre@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei a explição, já sabia a explicação, mas não conseguia colocar em prática, pois não conseguia entender muito bem. Agora entendi, muito obrigada!

    Tem como o sr me mandar o gabarito?

    vivinloreti@gmail.com

    Obrigada, professor!

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de receber o gabarito também.

    noronha.k@hotmail.com

    Muito obrigada. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. por favor, me mande o gabarito: thiago_tose@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá professor, gostaria que me enviasse o gabarito. Obrigada! E-mail: fearaujos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. muito show essa explicação... professor, acredita que saí da escola sem saber diferenciar um do outro? obrigado por sanar esse tipo de dúvida frequente, porém, na maioria das vezes, mal esclarecida.

    ResponderExcluir
  19. Excelente explicação !!! Adorei. Por favor, encaminhe o gabarito em renatarecrutamentoti@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Enviado o gabarito a todos os solicitantes. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá professor poderia me enviar o gabarito por favor,para o c_delga@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  22. Oi professor Maurício! Muito obrigada pela explicação. Você poderia me mandar o gabarito, por favor? O meu email é saldanha.joana@gmail.com
    Obrigada.
    Joana

    ResponderExcluir
  23. Oi que gostar de receber o gabarito, nesse email ericalps2@hotmail.com
    grata

    ResponderExcluir
  24. Oi por favor poderia me enviar o gabarito....allandanna2gmail.com
    grato

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de agradecer pela explicação,e peço tambèm o gabarito dos exercicios onde e aonde,estou estudando para ensinar ao meu filho Kayo.Obrigada!Elaine
    email e.lai.k@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Professor, ande o gabarito pra mim também . Por favor.
    rosemeire_sb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Professor, ostaria também do gabarito! Obrigada!
    e-mail:paty_pignata@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. gostei muito do bog e tem me ajudado bastante teria como enviar o gabarito? thamires.nadjine@hotmail.com
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  29. Por favor, me enviar o gabarito. ninhaprado2@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. olá, poderia enviar o gabarito?

    envie para adianealcantara@hotmail.com =)

    ResponderExcluir
  31. olá, poderia enviar o gabarito por favor?

    margu1984@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Muito boa a explicacao. Por favor poderia enviar o gabarito?
    mandyqueiroz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Explicação clara e objetiva. Gostei!! Parabéns!!
    Poderia enviar o gabarito?
    inesastreia@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Meu nome é Maristela poderia me mandar professor estou precisando. grta Abs Maris_rossani@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde professor. Se possível, o senhor pode me mandar o gabarito dos exercícios, por gentileza? Meu email é jana_silva96@hotmail.com
    Agradeço desde já. Abraço.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite professor,gostaria, se possível, que o senhor me enviasse o gabarito, por favor. Meu email é suzetemarques@hotmail.com
    Abraço.

    ResponderExcluir
  37. Oi Professor! Amei a explicação do seu Blog...Gostaria muito que o senhor me enviasse o gabarito com as respostas do exercício...to muito curiosa pra saber se mandei bem :)
    meu e-mail é : Raquelnsouza@yahoo.com.br
    muito obrigada pela atenção!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  38. Olá professor, gostaria que me enviasse o gabarito. Ótima explicação, fico muito agradecido.
    Email: jeffynho34@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. ótima explicação!!! gostaria muito que o senhor me enviasse o gabarito.

    e-mail: thiagodealmeida_22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Por favor, gostaria que me enviasse o gabarito, as atividades são ótimas, eu e meus alunos agradecemos. Abraços. Meu e-mail é Dcb_1974@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Prof, por gentileza poderia encaminhar para meu
    e-mail:amoraescoutinho@hotmail.com, o gabarito.

    ResponderExcluir
  42. Por vavor, o gabarito professor!
    rodrigo.coeli@ig.com.br

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde! Professor, vc pode enviar o gabarito.
    liliairene@bol .com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  44. gabarito, quer dizer "solução"; "respostas"? E porquê "gabarito"?
    Qual a explicação desta palavra?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  45. Por favor, encaminhe o gabarito para mim. elmabotelho@bol.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  46. Poderia me enviar o gabarito..Gostei bastante dos conteúdos qui postado...e=mail cissa_mello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Olá, poderia me enviar o gabarito? kell_sarrassini@hotmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Por gentileza,poderia me enviar o gabarito? karllawanessaluly@hotmail.com
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  49. Melhor explicação que vi aqui na Internet! Pd tb me mandar o gabarito? denirf@yahoo.com.br Obrigada

    ResponderExcluir
  50. Parabéns, gostei muito!!

    ResponderExcluir
  51. Gostei muito da matéria. O Senhor poderia me enviar o gabarito? vilmaestefania90@yahoo.com.br. Obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Professor, também gostaria do gabarito. Meu e-mail: ygorgardel@yahoo.com.br. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  53. Professor Maurício,

    Por favor me envie o gabarito. Muito obrigada, Suzana

    suzasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Olá! Estive olhando seu blog e gostei muito da explicação oferecida. Gostaria de obter o gabarito se for possível, por favor. Meu e-mail é jonildogarcia@hotmail.com. Agradeço desde já. Jonildo.

    ResponderExcluir
  55. Odorei as explicações, muito obrigado! Se possível eu gostaria q enviasse o gabarito para o meu email, almiraleluia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Adorei as explicações, mas estou precisando do gabarito , pode me enviar ? leyele.ribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Por gentileza, peço que me envie o gabarito no e-mail abaixo citado.
    danie-lid-santos@hotmail.com.
    Grata e no aguardo.

    Att.

    ResponderExcluir
  58. Por favor, o gabarito professor!
    carlasarate@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. professor, com o devido respeito, mas não seria mais prático colocar o gabarito na postagem, anexo ao exercício? De qualquer forma, poderia mandar-me o gabarito???

    marco_salgar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Caro Marco,

    Claro que seria mais prático, porém eu utilizo os exercícios em sala de aula. O gabarito foi enviado a todos que o solicitaram.

    ResponderExcluir
  61. Bom dia poderia enviar o gabarito para mim?

    roger.3lg@gmail.com
    Grato.

    ResponderExcluir
  62. O senhor poderia me enviar o gabarito?
    e-mail: mari.reinaldi@hotmail.com.br
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  63. Professor foi uma ótima explicação e me será muito útil, você pode me mandar o gabarito? Obrigado.
    e-mail: anakarolynne2@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Professor boa noite poderia me mandar o gabarito para eu corrigir os exercícios, pettersonbatista@hotmail.com, desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  65. Ótimo conteúdo.Me ajudou bastante,obrigada.

    ResponderExcluir
  66. Por favor me envie o gabarito.
    dirce2001@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Prof.,poderia me mandar o gabarito para eu ver meus acertos?Obrigada.
    regina_seabra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. explicação ótima , nota 9 . nota 10 com o gabarito
    por favor mande , . jambsonsilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. Por favor, poderia me enviar o Gabarito. Email: wandersonfera2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Gostaria do gabarito caro professor. milho182_@hotmail.com Obrigado!

    ResponderExcluir
  71. BOM DIA ! GOSTARIA DO GABARITO TAMBÉM PROFESSOR MAURICIO.
    OBRIGADO. valverdecoelho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  72. Simples, caro anônimo. Porque eu utilizo os exercícios em sala de aula. O gabarito foi enviado a todos os solicitantes. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professor gostei muito da explicação e do exercircio quero ver se acertei pf manda para o meu e-mail mmariaeduardagomess@gmail.com obrigado :)

      Excluir
    2. Professor, parabéns pela explicação! Me mande por e-mail o gabarito, filipefialhoribeiro@gmail.com

      Excluir
    3. Oi professor, gostei muito da explicação, me manda por e-mail. lourdesmarina.22@gmail.com

      Excluir
  73. Mto bm gostei dessa explicação....bm legal

    ResponderExcluir
  74. Por favor poderia me enviar o gabarito tbm, vou passar esses exercicios para o meu filho, ele tem prova sobre essas questões na proxima semana. Obrigada...
    karinafaleiros2007@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. por favor, encaminhe-me o gabarito. allanbhrock@gmail.com

    ResponderExcluir
  76. Gostei muito da explicação, por favor me envie o gabarito. helioroberto01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Olá, poderia me mandar, um gabarito ?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  78. O meu e-mail é: ara3cris5fa@gmail.com.

    ResponderExcluir
  79. Professor tenho interesse no gabarito se puder enviar, sou-lhe grata!
    tiane.med@gmail.com

    ResponderExcluir
  80. Gabarito por favor.
    grace.riedliger@outlook.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  81. Excelente explicação! Por favor envie o gabarito para paulaerafael3@hotmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  82. MUITO BOA A EXPLICAÇÃO. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  83. ótima explicação professor, o senhor poderia me enviar o gabarito? jessicacampeloguimaraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde professor, obrigado pela explicação, sucinta e objetiva. No entanto faltou o gabarito do exercício, por favor envie para meu e-mail: rafael.freitas@egpron.mar.mil.br
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  85. Professor, poderia me enviar o gabarito?
    vladsonicapui.com@hotmail.com Aguardando..

    ResponderExcluir
  86. Eu também quero o gabarito por favor. Obrigada.
    kitute.nasc@gmail.com

    ResponderExcluir
  87. Olá! Eu gostaria do gabarito, gostei muito da explicação e do exercício.
    procandida@gmail.com

    ResponderExcluir
  88. NAO INTENDI MT BEM NA ESCOLA AQUI TIREI UM POUCO DAS MINHAS DUVIDAS

    ResponderExcluir
  89. Por favor, encaminhe o gabarito para mim raylanegodinho@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  90. Professor envia o gabarito para meu e-mail, por favor. kellymacao@gmail.com

    ResponderExcluir
  91. Boa tarde, Professor
    poderia me enviar o gabarito por e-mail, por favor. niltonalmeida15@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  92. ola por favor tem como me mandar o gabarito?
    danielysena18@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  93. Obrigado pela explicação, o jeito de explicar a diferença entre um e outro esta claro para mim. Gostaria do gabarito desses exercícios, para confirmar o que minha mente absorveu.
    edjisil@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  94. Gostaria do gabarito para confirmar os exercícios aqui, se poder me enviar por favor igorleo-cruz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  95. oi, por favorenvie o gabarito

    ResponderExcluir
  96. Oi prof., meu e mail é marianaviegas_kisses10@hotmail.com, me envie o gabarito por favor!

    ResponderExcluir
  97. Olá! Adorei a explicação... Gostaria de receber o gabarito neste e-mail: emilygomes95@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  98. Olá, gostei muito da explicação poderia me dar o gabarito nesse email giselle.vianna@outlook.com.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  99. Olá, gostei muito da explicação poderia me dar o gabarito nesse email
    natannascimento79@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  100. Gostei muito dos exercícios, pode me enviar o gabarito?? Obrigado.

    thielenvergilio1@gmail.com

    ResponderExcluir
  101. Adorei o exercício. Por favor me envie o gabarito neste e-mail. lena.limamartins@gmail.com

    ResponderExcluir
  102. Pode mandar o gabarito por gentileza brigithtrindade@bol.com.br

    ResponderExcluir
  103. Adorei a explicação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Um abraço e um beijo da vickinha...

    ResponderExcluir
  104. nossa é muito boa essa explicação mesmo! amei bjks do jonatas

    ResponderExcluir
  105. tbem gostaria de receber o gabarito cintiamslima@yahoo.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  106. professor mande o gabarito ssuelisocorro@yahoo.com

    ResponderExcluir
  107. linara_mn@hotmail.com
    também quero esse gabarito rsrs
    Obrigada

    ResponderExcluir
  108. Também quero o gabarito.

    fsiracema@gmail.com

    ResponderExcluir
  109. Também quero o gabarito.

    henrique.sva@hotmail.com
    henrique.sva23@gmail.com

    ResponderExcluir
  110. Ola, gostaria de receber o gabarito, Por favor

    Coutinhokess@gmail.com

    ResponderExcluir
  111. Olá professor, gostaria muito do Gabarito !!
    Poderia me mandar ? Desde de já, obrigada...
    E-mail : liaraquelponce28rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  112. ta dificil..hj em dia nem um professor mais tem o trabalho de fazer nem uma prova, pq na net ja tem td..(AQUI É UMA ALUNA)

    ResponderExcluir
  113. Olá, boa noite !
    gostaria muito de poder receber o gabarito por email ... br.100.bb@gmail.com , agradeço desde ja

    Bruna

    ResponderExcluir
  114. Gabarito... Por favor Professorleonne@gmail.com

    ResponderExcluir
  115. Por favor poderia me enviar esse gabarito! luciene.rodriguesdesousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  116. Tbm gostaria de receber o gabarito.
    brunarpsantos@yahoo.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  117. Por favor poderia me enviar esse gabarito! juciara.abrantes@gmail.com

    ResponderExcluir
  118. gostaria que me enviasse o gabarito: mercinha_hta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  119. Uau! Gostei imenso! Agradeceria eu tamb "O gabarito"
    ntintindongala@gmail.com Obgd!

    ResponderExcluir
  120. veronike@ig.com.br Adorei. Queria o gabarito. 04/02/2015

    ResponderExcluir
  121. Olá! queria o gabarito tbm: glauciogskill@outlook.com

    ResponderExcluir
  122. ola! seria possível receber o gabarito???? rdf.olsen@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  123. Bom dia! Gostaria de receber o gabarito da atividade. Obrigada!
    ciderlisantanasouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  124. Boa noite! Poderia me enviar o gabarito?
    camila_sjbv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  125. Muito Bom.
    Tenho uma dúvida: "Faz dois anos que saiu de Minas, aonde deverá retornar no próximo semestre.". O verbo retornar dá a ideia de movimento e Minas, lugar.
    Então sempre será o verbo que determinará o onde/aonde?

    ResponderExcluir
  126. Bom dia! Poderia me enviar o gabarito?
    rosangela.araujo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  127. poderia me enviar o gabarito. Por favor?

    ResponderExcluir
  128. poderia me enviar o gabarito. Por favor?

    ResponderExcluir
  129. Ótima explicação!
    Por gentileza, gostaria de receber o gabarito.
    aquino.aline90@gmail.com

    ResponderExcluir
  130. pode me enviar o gabarito? sindel@r7.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  131. Olá!
    Pode me enviar o gabarito? pameladks@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  132. Poderia me passar o gabarito? gui.kaoru@hotmail.com

    ResponderExcluir
  133. olá, gostei muito, pode enviar o gabarito? renatavgurgel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  134. olá, gostei muito, pode enviar o gabarito? renatavgurgel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  135. Bom dia professor! Muito obrigada pela explicação!
    Poderia enviar o gabarito para meu e-mail por gentileza?
    tominagadecor@gmail.com
    Obrigada, Tatiane

    ResponderExcluir
  136. Também queria o gabarito pode me enviar ?
    Fabriciamelo677@gmail.com

    ResponderExcluir
  137. Também queria o gabarito pode me enviar ?
    Fabriciamelo677@gmail.com

    ResponderExcluir
  138. Também queria o gabarito, pode me enviar?
    gabrielamartinsf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  139. Gostaria do gabarito.
    e-mail
    lutett@hotmail.com

    ResponderExcluir
  140. Gostaria do gabarito.
    e-mail anacaroldpaula@hotmail.com

    ResponderExcluir
  141. Gostaria do Gabarito. E-mail higorssda@gmail.com

    ResponderExcluir
  142. gostaria do gabarito
    teffinha_68@hotmail.com

    ResponderExcluir
  143. Professor, poderia enviar o gabarito para i.v.moura@hotmail.com
    Grata desde já. Isa

    ResponderExcluir
  144. Oi professor gostei muito de tudo manda pf o gabarito paro o meu e-mail
    mmariaeduardagomess@gmail.com
    obrigado :)

    ResponderExcluir
  145. Oiii prof, poderia enviar o gabarito anapasilva94@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  146. Oiii prof, poderia enviar o gabarito anapasilva94@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  147. Amei a explicação e os exercício. Por favor, poderia me mandar o gabarito. arianemarinhorocha@gmail.com

    ResponderExcluir
  148. Ótima explicação é ótimos exercícios!!!!
    MUITO OBRIGADO PROFESSOR!!!

    ResponderExcluir
  149. Ótima explicação e excelentes exercícios!!!!!
    Gostaria que mandasse o gabarito para: vaniafessora@hotmail.com
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  150. Professor, gostei dos exercícios e solicito o gabarito: priscilaalencarwork@gmail.com

    ResponderExcluir
  151. Professor, por favor me envie o gabarito. Obrigado.
    lucianocooli@gmail.com

    ResponderExcluir
  152. Professor me envie o gabarito!
    jeniferpereiracrz@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  153. Me envie o gabarito das questões de onde e aonde??
    viniciusunaioficial@gmail.com

    Vlw professor!!

    ResponderExcluir
  154. olá professor, pode enviar o gabarito das questões de onde e aonde?
    Email csvindiselrj@gmail.com
    Grato.

    ResponderExcluir
  155. Gostaria de receber o gabarito...muito fácil de entender a explicação. Obrigado
    lazarodaniell@gmail.com

    ResponderExcluir
  156. gostei , quero o gabarito se possível...kassiovreis@gmail.com

    ResponderExcluir
  157. Muito bom, gostaria de receber tbm o gabarito...eduardo.abreu33@hotmail.com

    ResponderExcluir
  158. Olá, professor! Adorei as explicações! Por favor, me passe o gabarito.
    virginia-celia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  159. O gabarito professor, gostei do exercício parabéns. aelidyseleuterio@gmail.com

    ResponderExcluir
  160. Por favor no gabarito.
    marycastilhobarros@gmail.com
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  161. Oi tudo bom? poderia me enviar o gabarito? marcellarp1998@gmail.com , Agradeço :]

    ResponderExcluir
  162. Oi ! Poderia me enviar o gabarito ?
    Liana.barauna7@gmail.com

    ResponderExcluir
  163. Gostaria tbm de receber o gabarito
    Aline.brazz83@gmail.com

    ResponderExcluir
  164. Bom dia!
    Gostei das explicações e exercícios

    Gostaria de receber o gabarito tbm. Proagmaguila@gmail.com

    ResponderExcluir
  165. Olá professor,amei sua explicação de forma bem objetiva e de fácil compreensão, gostaria muito do gabarito para vê se entendi mesmo ou estou me iludindo rs >fany.santos28@hotmail.com< desde já obrg.

    ResponderExcluir
  166. por favor me mande o gabarito isabellevilaca@gmail.com

    ResponderExcluir
  167. boa tarde, gostaria de receber o gabarito pois gostei muito da explicaçao agradeço desde ja ^-^ gabysantesso2208@gmail.com

    ResponderExcluir
  168. Olá professor. Legal sua explicação. Gostaria de receber o gabarito.
    ilzalexandre2016@gmail.com

    ResponderExcluir
  169. Professor, gostei da sua explicação, pode enviar o gabarito ? jmatheus.cordeiro@gmail.com

    ResponderExcluir